O que significa o Just Do It Nike?

Perguntado por: nalbuquerque . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

" JUST DO IT ", em tradução livre, significa “Apenas faça”, ou seja, a Nike disse ao mundo: é simples, levante, mexa-se, você pode, todos podem. A inspiração para a famosa frase veio das últimas palavras de um condenado à morte. O homem chamava-se Gary Gilmore.

Nike: uma deusa grega
A marca se inspirou na imagem de bronze de Nice que se encontra no Museu do Louvre, em Paris (França), e seu símbolo se assemelha a uma asa também em homenagem à deusa. Uma curiosidade bônus: a imagem de Nice é obrigatória em todas as medalhas dos Jogos Olímpicos de Verão.

'Just do It'. Que o slogan da Nike é um dos mais reconhecidos de todos os tempos não é novidade para ninguém.

A Nike reforçou ainda mais o posicionamento de seu slogan histórico “Just do it”. Inicialmente ele transmitia a mensagem de coragem, de ação, de tomar atitude e após essa campanha, assumiu também significados “faça o que acha certo”, “tome uma posição”, JUST DO IT.

A Nike considera que a diversidade e a inclusão são fundamentais para a sua cultura organizacional — acredita que os seus colaboradores devem representar a diversidade de seus consumidores. A diversidade favorece ideias diferentes e inesperadas e essas novas perspectivas criativas são o que movem a empresa.

Por exemplo, se usada como adjetivo, passa a significar “justo”, “imparcial”. Se for empregada como advérbio, ela quer dizer “exatamente”, “quase”, “agora mesmo” ou ainda “apenas”.

SÍNDROME DE RAMSAY HUNT JUSTIN BIEBER
O nome da doença é Ramsay Hunt, causada pelo vírus varicela-zoster, o mesmo da catapora e da herpes-zoster.

O advérbio just é usado para se referir a acontecimentos recentes, ou seja, situações que acabaram de acontecer. Em português, essa palavra pode assumir o sentido de “acabou de”.

O conhecido swoosh - ou seja, a vírgula usada como emblema do logotipo da Nike - foi criado em 1971 pela estudante de design gráfico Carolyn Davidson. O logotipo foi criado para a empresa que então se chamava Blue Ribbon Sports.

Swoosh

O Swoosh é o logotipo da Nike, empresa americana de calçados esportivos e de vestuário.

O logotipo se chama Swoosh. Quem o criou, em 1971, foi a designer Carolyn Davidson, que recebeu apenas 35 dólares pelo serviço. Por mais que pareça um sinal de “correto”, é a representação da asa na estátua da deusa grega da vitória, cujo nome é Nike.

A visão da Nike é “Trazer inspiração e inovação para todos os atletas do mundo.” Ao mesmo tempo, sua declaração de missão é “fazer todo o possível para expandir o potencial humano.

Assim, a Nike se consolidou nos últimos anos se posicionando como uma empresa que transforma clientes em fãs, que investe em atletas, que fomenta o esporte e a prática de atividades físicas através dos produtos de qualidade que vendem.

Missão: Levar inspiração e inovação para todo atleta no mundo. Visão: Ser uma referência em artigos esportivos mantendo assim um vínculo com qualidade de vida e de pessoas. Valores: Empresa inovadora que proporciona modernidade, atendendo assim a necessidade do público.

Seria necessário autorização da fabricante. A lei diz que o fabricante não pode impedir que comerciantes utilizem suas marcas juntamente com a do produto. No entanto, o comerciante não pode colocar o logotipo na própria camiseta, mas sim, por exemplo, na embalagem.

A estratégia de marketing da Nike tem como alvo atletas e pessoas que buscam adotar novos estilos de vida e entrar em forma. Consequentemente, a marca identificou seu público e se posicionou como uma empresa que pode ajudá-los a atingir suas metas de condicionamento físico, fornecendo o calçado adequado.

Com o slogan “Just do it” (apenas faça), podemos caracterizar a Nike principalmente como sendo uma marca que valoriza a emoção, provocação e inovação. O foco da sua brand persona, como visto no anúncio da imagem abaixo, é claramente, a busca incessante pela excelência.