Qual o significado de fazer o sinal da cruz na testa?

Perguntado por: amedeiros . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

A cruz na testa lembra que o Evangelho deve ser entendido, estudado, conhecido. + A cruz na boca é para livrar das más palavras. A cruz nos lábios lembra que o Evangelho deve ser proclamado, anunciado, missão de todo cristão.

Portanto, quando fazemos esse gesto na Missa, fazemos verdadeiramente uma oração profunda, que nos abre às palavras de Jesus Cristo. Sempre que ouvimos o Evangelho, Jesus bate às portas do nosso coração, esperando para entrar. Temos só que abrir as portas para Ele.

Ao dizermos “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, estamos dizendo o mesmo que “Em nome de Deus”. Quando digo “Deus” estou me referenciando à Trindade. Não é correto dizer apenas “Deus Pai”, ou “Deus Filho”, nem “Deus Espírito Santo”. Deus é “Pai, Filho e Espírito Santo”.

As revelações acontecem quando Deus Se comunica com Seus filhos. Esse tipo de orientação vem por vários meios, de acordo com as necessidades e a situação das pessoas, das famílias e da Igreja como um todo. Quando o Senhor revela Sua vontade à Igreja, Ele fala por intermédio de Seu profeta.

Fazer o Sinal da Cruz ou persignar-se é um pedido de bênção a Deus.

Além do espírito de liderança, essas pessoas também tem um alto senso de intuição. Pessoas com o X na palma da mão tendem a estar sempre um passo à frente, confiando em seus instintos e na maioria das vezes, estando certo sobre eles.

Nada mais é do que um dos símbolos nos cemitérios que representam o cristianismo. Esse sinal possui uma pequena circunferência que rodeia e cerca o ponto de encontro das duas retas. A cruz celta representa o equilíbrio da vida e a eternidade, mesmo que fora de um contexto cristão.

Considerando que as mãos são instrumentos com os quais os indivíduos agem, exemplifica-se na devoção: a mão direita, o sagrado, é usada para abençoar, consagrar, benzer. Enquanto isso, os poderes sinistros ocupam o lado esquerdo. A mão esquerda fica com ritos funerários, com exorcismo.

Para ela, o símbolo representa o momento em que Jesus Cristo sofreu sua crucificação, antes da ressureição. De acordo com a Bíblia, Jesus Cristo entrega na cruz a própria vida em nome do amor ao próximo.

Apenas na Idade Média, mais de mil anos depois da morte de Jesus, apareceram as primeiras representações dos crucifixos com o corpo dele mostrando os sinais de dor, sangrando pelas mãos, os pés e nas laterais.

Dignai-Vos, Senhor, eu Vos suplico, conduzir-me, a mim pecador, a esse inefável festim onde, com o vosso Filho e o Espírito Santo, sois para os vossos santos luz verdadeira, gozo pleno e alegria eterna, cúmulo de delícias e felicidade perfeita. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.”

Oração antes de ler a Bíblia
Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém!"

Quando termina a leitura, diga-se "Palavra do Senhor", ou "Palavra da Salvação" (no caso do Evangelho), no singular. Por quê? Porque é Cristo-Palavra que foi proclamado. Por isso, evite-se o ruído de dizer "Palavras do Senhor" ou "Palavras da Salvação" (no plural).

Origem do termo Capixaba
Os índios que aqui viviam chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca. Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.

O Espírito Santo
Muitas escrituras ensinam que Sua missão é testificar do Pai e do Filho (ver João 15:26; 3 Néfi 28:11; D&C 42:17).

A mãe ou o filho maior de 18 anos que não tiver o nome do pai em sua certidão deve ir a qualquer cartório de registro civil do país e apontar o suposto pai. Para isso, precisa ter em mãos a certidão de nascimento do filho a ser reconhecido e preencher um formulário padronizado.

Ele é a fonte do testemunho pessoal e da revelação. Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança.

Nós cremos que o nosso Deus é Uno e Trino, um só Deus e três Pessoas divinas: Pai, Filho e Espírito Santo e, por isso, professamos que a Santíssima Trindade é o mistério de Deus em Si mesmo, o mistério central da nossa fé e da vida cristã, a Fonte de todos os mistérios divinos e o Apogeu da Luz que nos ilumina.

A Bíblia é um livro sagrado que contém a palavra de Deus.

O mistério da fé, não é só acreditar que Jesus esta presente nas espécies Eucarísticas, é muito mais que isso, é ter a certeza que Deus enviou seu Filho ao mundo, que se encarnou no ceio de uma mulher, se fez homem, morreu e ressuscitou para nos salvar e vai voltar em sua glória.

O mistério de um único Deus, e esse Deus é: o Pai e o Filho e o Espírito Santo, três pessoas. Neste domingo (30), celebramos o Dia da Santíssima Trindade, mistério revelado por Jesus Cristo, o Dogma da fé que professa Deus, Uno e Trino, sendo três pessoas distintas, mas um único Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.