O que significa o solidéu preto?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

A cor do solidéu expressa o lugar que aqueles que podem usá-lo ocupam na hierarquia eclesiástica: o Papa usa solidéu branco; os cardeais, vermelho; os bispos, violáceo; abades e clérigos, preto.

O solidéu é uma espécie de boina de seda usada por bispos e outros clérigos. Os bispos o usam de cor violácea; os cardeais, vermelho; o papa, branco. Alguns padres também o usam na cor preta ou marrom. O nome deriva da expressão “soli Deo”, isto é, só diante de Deus.

Distingue-se pela sua cor, numa conformidade hierárquica eclesial: o Papa usa solidéu branco. Os cardeais, vermelho. Os bispos, púrpura.

Roxa: usado somente nos tempos do Advento e da Quaresma, também nas missas dos fiéis defuntos; Azul: nas memórias de Nossa Senhora; Preta: nas exéquias e funerais.

A fascia preta é utilizada por padres, diáconos e seminaristas, enquanto a fascia de cor roxa é destinada aos bispos, protonotários, prelados e ao Capelão de Sua Santidade. A fascia de cor escarlate é usada pelos cardeais e a de cor branca é de uso exclusivo do Papa.

Antigamente, para os clérigos, era obrigatório o uso do barrete nas confissões, com o significado de que o sacerdote é um juiz para a confessar alguém, assim como um juiz ao condenar ou absolver um réu, o padre absolve os pecados.

1 – A kipá é uma cobertura para a cabeça
Tradicionalmente usada por homens e rapazes judeus como um sinal de reverência e respeito a D'us.

Já no Antigo Testamento ela aparece, fazendo referência às vestes sacerdotais (Cf. Ex 29,9; 39,28-31). Embora de origem persa, foi adotada pelos romanos, sendo usada por pessoas distintas como sinal de nobreza.

A origem da palavra vem do grego, que pode significar touca, gorro ou sinta para a cabeça. No Antigo Testamento, ela foi usada por pessoas como sinal de nobreza.

mitra

A mitra é hoje a mais importante e solene touca da Igreja Católica, pois representa o esplendor da santidade encarnada pelo Bispo, a sua dignidade e autoridade.

Quando recebem o título cardinalício das mãos do Papa, os cardeais se comprometem a 'defender a fé até a morte, até o ponto de dar seu sangue'. O solidéu também é vermelho, e representa a entrega ao Santo Padre. O vermelho era a cor dos trajes dos patrícios romanos, e seu uso, depois, foi reservado ao imperador.

Seu formato lembra um báculo de um pastor de ovelhas; Sua cabeça curva serve para puxar a ovelha para junto de seu rebanho e sua extremidade pontuda serve para atacar e ferir o lobo. Assim é o báculo de um Bispo: Como sucessor dos apóstolos, sua função é unir seu rebanho de fiéis e defendê-los do maligno.

O clero está disposto numa hierarquia ascendente, baseado nos 3 graus do Sacramento da Ordem (o Episcopado, o Presbiterado e o Diaconato), que vai desde do simples diácono, passando pelo presbítero, bispo, arcebispo, primaz, patriarca (em casos mais especiais) e cardeal, até chegar ao cargo supremo de Papa.

Com a parte recurvada voltada para o povo, ou seja, para a frente, o Bispo usa habitualmente o báculo na procissão, para ouvir a leitura do Evangelho e fazer a homilia, para receber os votos, as promessas ou a profissão da fé; e finalmente para abençoar as pessoas, salvo se tiver de fazer a imposição das mãos.

A outra cor é o preto, que é utilizada nas celebrações do dia de Finados ou em missa de corpo presente. Certamente você já deve ter visto em vestes sacerdotais outras cores e elementos de diferentes tonalidades. Há a cor prata e dourado, que visam lembrar a realeza de Deus.

O preto simboliza as perdas, a dor e o luto para muitas culturas e, ainda que seja uma cor sofisticada, em cerimônias diurnas ou no campo pode pesar. Embora algumas noivas atuais adotem o preto como a cor das madrinhas, só a usem caso a noiva aderir a essa tendência.

Geralmente os paramentos dos ministros ordenados (Estola, Casula, Dalmática) seguem sempre a cor litúrgica do tempo e da celebração que vai acontecer. Outros tecidos usados na celebração como, as alfais, toalhas do Altar e do Ambão da Palavra devem ser sempre brancos.

Pra começar, o Candomblé e a Umbanda têm vários trajes típicos que fazem parte da crença, tá? Por exemplo, os kits de calça, bata e camisu são bem populares, principalmente com todos os itens na cor branca.

Os grupos de ermitões trajavam túnicas de uma cor que os identificava. O preto, símbolo da morte e da renúncia, foi adotado por muitos.

Significado de Batina
substantivo feminino Veste talar abotoada na frente, que os eclesiásticos usam; sotaina.