O que significa o uso das aspas?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.6 / 5 15 votos

As aspas são um sinal de pontuação empregado para destacar palavras ou expressões, como citações, títulos de obra, palavras incomuns do idioma, expressões irônicas, entre outros casos. Elas abrem e fecham os termos, de modo a indicar o início e o fim da expressão destacada. As aspas podem ser duplas ou simples.

As aspas aparecem depois do ponto quando a citação é completa. Exemplo: “Penso, logo existo.” A famosa frase do filósofo René Descartes serviu de inspiração para este trabalho. Caso haja nomeação do autor da citação, a notação deverá ser abrangida pela pontuação. Exemplo: “Penso, logo existo” (René Descartes).

Se a citação inicia e encerra a frase, o ponto final é colocado antes das aspas. Ex.: "Navegar é preciso, viver não é preciso." Quando a citação não inicia, mas encerra a frase, o ponto final fica depois das aspas. Ex.: Segundo Fernando Pessoa, "viver não é necessário, o necessário é criar".

( ) As aspas foram utilizadas na palavra corrupções para realçar o sentido da palavra.

Aspas simples também costumam ser utilizadas em expressões regulares, chaves de dictionary e em SQL. Já as aspas duplas utilizamos para representar texto. Afinal, em um texto podemos encontrar alguma citação pelo caminho e poderemos utilizar aspas simples para isso.

Aspas expandem variáveis e entendem caracteres de escape. Apóstrofo interpreta tudo como string.

Citação usando dois-pontos
Ao se reproduzir uma citação, é comum que os dois-pontos apareçam após o verbo que indica a ação declarativa. A citação aparece na mesma linha, entre aspas, ou na linha seguinte, após um travessão. Veja os exemplos: Ela pediu: “Quero o relatório na minha mesa até amanhã.”

Há ainda mais uma possibilidade de quando usar aspas na redação em outras modalidades e situações textuais, mas que não é comum em redações avaliativas no gênero dissertativo-argumentativo: as aspas para marcar alteração de sentido, normalmente para se criar efeito de ironia.

  1. “ —Tecla ALT GR + V.
  2. ” —Tecla ALT GR + B.
  3. ' —Tecla ALT GR + shift + V.
  4. ' —Tecla ALT GR + shift + B.

Usualmente, os sinais de pontuação que mais se destacam são: ponto-final, ponto e vírgula, ponto de exclamação, interrogação, dois-pontos, travessão, reticências, aspas, parênteses, vírgula e colchetes.

As aspas são usadas para citar um dizer, seja falado ou escrito, que foi enunciado por outra pessoa. Você também pode usar as aspas para citar uma referência ou um diálogo e para marcar títulos que são parte de uma obra mais extensa.

Para usar citações diretas, você precisa escrever as palavras do autor exatamente da maneira como elas foram ditas ou escritas, além de utilizar as aspas (“”) antes e depois da citação.

O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto, ou seja, a fala de personagens ou enfatizar (destacar) passagens de textos.

Na etimologia a palavra vem do latim corruptus, que tem significado para todo gosto: estragado, subornado, seduzido. Francisco Antônio, dicionarista de meu tempo de colégio, latim-português, aumenta o leque do emprego de corrupção. É também: viciado, pobre, depravado, falsificado.

Origem do conceito
Segundo o cientista político Fernando Filgueiras, da Universidade Federal de Minas Gerais, nas civilizações da Antiguidade Clássica, isto é, as civilizações grega e romana, a noção de corrupção estava sempre associada à ideia de putrefação, destruição e degeneração.

Aspas triplas
mensagem = """'Covil do Dev' é "Péssimo"! """ As aspas triplas também podem ser utilizadas para fazer comentários, como visto nesse artigo sobre comentários em Python. As aspas triplas podem ser tanto simples( ' ) como duplas( " ).

As aspas duplas de abertura (“): Shift+aspas duplas. As aspas duplas de fechamento (”): Shift+aspas duplas.

5 dicas simples sobre o uso da crase

  • Apenas antes de palavras femininas. ...
  • Em expressões que indiquem hora. ...
  • Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  • Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
  • Casos em que a crase é opcional.