O que significa ouvir galo cantando à noite?

Perguntado por: rbrito . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

No Brasil, em Espanha e em Portugal, acredita-se que o canto do galo fora de horas (antes ou à meia-noite) é mau augúrio: alguém da casa, ou vizinho, vai morrer. O galo agrega-se, assim, aos animais anunciantes da morte: o mocho, a borboleta negra, o morcego, o cão, o gato…

“Canto do galo era uma divisão de tempo romano, indicando o fim da terceira vigília, cerca das três horas da madrugada”.

Apesar de parecer muito cedo para os humanos, o horário que os galos cantam, antes mesmo das fêmeas deixarem os ninhos em busca de alimento, entre 03h e 05h, é o horário normal de despertar para esses animais, já que são aves que possuem hábitos diurnos, que dormem e acordam cedo.

A associação do galo à morte existe na crença popular. No Brasil, em Espanha e em Portugal, acredita-se que o canto do galo fora de horas (antes ou à meia-noite) é mau augúrio: alguém da casa, ou vizinho, vai morrer.

Para reduzir seu canto noturno, estoque água e comida em seu viveiro antes de ir para a cama. Reduza o tamanho do bando. Galos cantam para afirmar sua dominância sobre outros galos e se comunicar com seu bando. Para evitar competições de canto, mantenha apenas um galo em seu galinheiro.

Origem do nome
Segundo Enéas Freire, fundador do Galo, o nome do bloco originou-se do fato de que seus organizadores viravam a noite trabalhando para poder colocarem o bloco na rua no dia seguinte, sendo assim, na madrugada, eles estavam acordados e prontos para o desfile.

O Comentário Bíblico Moody diz sobre Lucas 22:60: “'Canto do galo' era uma divisão de tempo romano, indicando o fim da terceira vigília, cerca das três horas da madrugada”; e sobre João 28:27: “'Cantar do galo' era o nome que se dava à terceira das quatro vigílias nas quais a noite era dividida”.

A curiosa lenda do galo está associada ao cruzeiro medieval que faz parte do espólio do Paço dos Condes. Segundo esta lenda, os habitantes do burgo andavam alarmados com um crime e, mais ainda, com o facto de não se ter descoberto o criminoso que o cometera.

Este ruído, conhecido carinhosamente entre os amantes de frango como "canção de ovo de galinha", é feito para chamar a atenção dos predadores do ninho para o pássaro. Galinhas domesticadas, no entanto, não são instintivas por naturza, e, muitas vezes, fazem o barulho logo ao lado do ovo recém colocado.

Galo quando canta no Meio-Dia não é um bom sinal,ainda mais se for "cocoricó" ao estilo marcha fúnebre. Escutar em pleno meio-dia um galo cantado é estranho devido o horário e ao mesmo tempo para ficar encucado, Pois diz a lenda que nesse horário não é uma boa notícia.

De fato, estima-se que eles podem cantar até 15 vezes por dia, em diferentes momentos e circunstâncias. Portanto, não há uma única explicação sobre o motivo de um galo cantar, mas a razão específica dependerá de cada contexto.

O Hino do Galo já foi interpretado por diversos artistas pernambucanos, entre eles Alceu Valença, na voz do qual a música ficou mais conhecida. A Música do Dia é o Frevo Hino do Galo da Madrugada, de Mário Chaves, com Alceu Valença.

O Galo da Madrugada - Hino do Galo - (Alceu Valença)

QUANDO O GALO CANTA, AS ALMAS SE LEVANTAM E O MAR RECUA, É QUANDO OS ANJOS DO CÉU DIZEM AMÉM E O POBRE DO LAVRADOR DIZ ALELUIA DIZ ALELUIA, DIZ ALELUIA, SEU TRANCA RUAS DIZ ALELUIA! Laroyê!

Melissa, dizem que esse galo cantou no Rio de Janeiro colonial, provavelmente numa madrugada da segunda metade do século XVIII. Dizem também que era um galo de briga, um campeão famoso pela eficiência com que estraçalhava os adversários na rinha, então situada no Campo de Santana.

Ou seja, num ser que nunca pode dormir até tarde. Como se pode adivinhar, Alektrion quer dizer galo em Grego.