Qual o evento da Igreja Católica tem ligação com animal e acontece em uma noite de dezembro?

Perguntado por: epilar . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

A expressão “Missa do Galo” é específica dos países latinos e deriva da lenda ancestral segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado fortemente, como nunca ouvido de outro animal semelhante, anunciando a vinda do Messias, filho de Deus vivo, Jesus Cristo.

É realizada à meia-noite da véspera de Natal em diversas partes do mundo, inclusive no Vaticano. A Missa do Galo é como se conhece uma importante tradição da Igreja Católica: a missa que é realizada à meia-noite na véspera de Natal.

Existem diferentes teorias que apontam o motivo de a missa de véspera ser chamada assim. Uma delas sugere que um galo cantou durante o nascimento de Jesus Cristo e isso acabou sendo entendido como uma anunciação do filho de Deus.

Brigada Animal is with Edson Sato. O período da Quaresma compõe os 40 dias que antecedem a Páscoa cristã (data em que se celebra a ressurreição de Jesus Cristo). Ou seja: do Carnaval até o último dia da Semana Santa. Quem comete esse crime, também segue determinadas fases da lua.

Gato. Certamente o gato é um dos animais sagrados mais conhecidos e mais adorados, afinal, ele aparece em muitas artes egípcias, e não é para menos! O gato era a representação zoomórfica da deusa Bastet, uma divindade solar conhecida por ser a deusa da fertilidade e protetora das mulheres.

A Igreja Católica decidiu canonizá-lo no mesmo dia de sua morte, sendo o dia 31 de dezembro o Dia de São Silvestre. O Dia de São Silvestre também é marcado pela Corrida Internacional de São Silvestre, que ocorre todos os anos no dia 31 de dezembro em homenagem ao santo.

Natural de Roma, São Silvestre foi papa e governou a Igreja de 314 a 355 d.C, ano em que morreu, exatamente no dia 31 de dezembro. A Igreja Católica escolheu esta data para canonizá-lo.

Igreja Matriz - Paróquia Santo Antonio.

No decorrer do Ano Litúrgico, a maior Missa e mais importante é a que se celebra na noite do Sábado de Aleluia, chamada Vigília pascal, que possui uma estrutura diferente de todas as outras.

A missa foi instituída pelo próprio Jesus Cristo na última ceia. “Fazei isso em minha memória”. Na missa, o cristão recebe Cristo no pão e vinho consagrados. Jesus vem ao encontro de cada pessoa fazendo a “comunhão” (comum-união).

A tradicional Missa do Galo será celebrada pelo Papa Francisco neste sábado (24). A celebração acontece a partir de 15h30, no horário de Brasília, direto da Basílica de São Pedro em Roma. Haverá transmissão ao vivo oficial pelo YouTube do Vaticano.

A palavra MISSA vem do latim missio, que significa despedida ou envio. E, quando os catecúmenos saíam antes do início da Liturgia Eucarística o celebrante os despedia.

A história da Igreja Católica com o animal já é antiga, uma vez que para celebrar o nascimento de Jesus, a missa do galo foi instituída no século V, rezada à meia noite do dia 24 de dezembro, tendo recebido tal nome por se dizer que na hora da celebração da Eucaristia um galo cantou fortemente anunciando a vinda do ...

Para assistir a uma missa com o Papa, você precisará comprar um ingresso. Os ingressos são sempre gratuitos. Recolha os tíquetes pelo menos 1 a 3 dias antes da missa.

Há ritos realizados há vários séculos e que se incorporaram à tradição, como a ausência de carne vermelha na mesa de fieis durante o período da Quaresma ou Semana Santa. A Igreja recomenda essa privação como forma de lembrar o sacrifício de Jesus ao ser crucificado.

Entre os bichos terrestres, a regra é que o bicho seja ruminante e tenha os cascos fendidos em duas partes. Então vale carne de vaca, mas não de porco… Nem de camelo. Nem de coelho.