O que significa Pia no Sul?

Perguntado por: opaiva8 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Do guarani pyã (coração). Forma utilizada pelos pais para chamarem carinhosamente seus filhos. Comum no linguajar dos estados do Paraná, em algumas partes de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e sul do estado do Mato Grosso do Sul para identificar uma criança do sexo masculino.

Pia. Ainda, no Rio Grande do Norte, quando alguém quer mostrar algo para outra pessoa, fala-se “pia”.

Piá: usado para se referir a um garoto, adolescente ou entre amigos do sexo masculino.

“Bacuri” ou “bacurim” é um jeitinho de se referir carinhosamente aos filhos, uma expressão muito usada no Sul do país.

Gírias Gaúchas das ruas:

  • Bah > Oriunda da expressão “bah tchê”, sinônimo de “mas que barbaridade”.
  • Afudê > Legal, bom.
  • Bagual> aí tenho dúvidas se é bom ou ruim. ...
  • Gaudério > pessoa que viaja muito; gaúcho; errante. ...
  • Lomba > ladeira.
  • Matungo > Cavalo velho, ruim, imprestável. ...
  • Baita > grande, um monte.
  • Lancheria > lanchonete.

As definições para o Plano Individual de Atendimento (PIA) são várias. Cada Serviço Socioassistencial que utiliza o PIA vai defini-lo de acordo com o público-alvo e os objetivos do serviço.

Renguear o cusco é um termo muito usado no Rio Grande do Sul. Os gaúchos costumam chamar de cusco os cachorros de rua, aqueles sem dono.

Comum no linguajar dos estados do Paraná, em algumas partes de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e sul do estado do Mato Grosso do Sul para identificar uma criança do sexo masculino. "Piá" foi registrado como um termo caipira em 1920, significando "menino".

pia | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Significado de Xero
substantivo masculino Zoologia Roedor africano, vizinho do esquilo. (Compr.: 20 cm, sem contar a cauda.).

Significado de guria: É menina no Rio Grande do Sul.

Piá: usado para se referir a um garoto, adolescente ou entre amigos do sexo masculino. Quando usado na expressão "piá de prédio", a intenção é pejorativa: significa que o indivíduo é mimado. Posar: dormir na casa de alguém. Vina: salsicha para os curitibanos.

marmitina | Porto Alegre RS.

O sotaque do Rio Grande do Sul traz o R e o L bem acentuados. O jeito de falar é uma mistura do português com o espanhol — no século 17, a região recebeu padres jesuítas vindos da Espanha.

"Capaz" – sem o "bem" na frente – também pode significar "como assim", coisa que muitos gaúchos não notam e usam sem perceber: — Meu filho quebrou a perna. — Capaz?

Guisado: no Rio Grande do Sul, guisado é o mesmo que carne moída.

Campo, lugares onde tem muita grama, capim, pasto etc.

Aqui no sul do país, tico significa na linguagem formal pênis, conforme mencionado em algumas músicas gaúchas.

Chinoca é o diminutivo de china, que é o nome dado às mulheres caboclas, morenas, geralmente descendentes de índios. Chinoca é um termo muito utilizado no Rio Grande do Sul, em especial pelos gaúchos que moram em cidades da fronteira.

No aspecto gramatical, uma das características marcantes é o uso do pronome 'tu' em vez de 'você' (diferente do usado em São Paulo), porém com o verbo conjugado na terceira pessoa, como em 'tu ama', 'tu vende', 'tu parte'. No entanto, também é comum ouvir a conjugação do pronome 'tu' de acordo com a norma culta.

Pangaré, pelo-duro, reiuno e preteou o olho da gateada – A linguagem do gaúcho II. O gaúcho e o cavalo são companheiros inseparáveis.