O que significa pombo gira de frente?

Perguntado por: lportela . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Com o tempo, Bombogira foi associado à figura de uma mulher independente, dominadora, avessa à pudicícia e às demais convenções sociais, chamada de Pomba Gira. A Pomba Gira é um espírito ligado aos prazeres carnais. Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção.

O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa recolhe as formas Pombagira e Pombajira (sempre com maiúscula), dando preferência a esta última .

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

Segundo a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a cachaça, o espelho, as bijuterias e batons.

Pomba-Gira é representada através de atributos considerados típicos do sexo feminino, como beleza e sensualidade, e também pelo trabalho.

A figura de Pomba-Gira pode ser identificada como companheira, mulher (não esposa) dos Exus, desempenhando, quando em sua presença, os papéis esperados da figura feminina no contexto do modelo tradicional das relações de gênero.

Seus protegidos. Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.

Criptococose. Também conhecida como doença do pombo, é causada pelo mesmo fungo responsável pela meningite.

Sete Encruzilhadas – Esse é um dos tipos de Pombagira mais conhecidos.

Características da Pomba Gira Dama da Noite
A rainha da noite é uma espécie de informante e por isso está presente em todos os lugares. Costumam ser mais discretas quando incorporadas e encantam a todos com sua dança.

Para atrair o amor
Então, nos três primeiros dias da Lua, exatamente à meia- noite, vá a um local seguro, coloque o vidro de perfume em um prato branco e, ao redor, acenda três velas vermelhas formando um triângulo. Chame, então, pela Pomba-Gira Cigana e faça a ela seus pedidos para abrir caminhos no amor.

Maria Padilha

Maria Padilha é uma entidade Pomba-Gira presente nas religiões de matriz africana, como Umbanda e Candomblé. Ela possui fama de feiticeira, atraindo amor romântico, amor próprio e prazeres da vida. Além disso, essa força espiritual proporciona saúde, prosperidade e abertura de caminhos.

Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. O jogo de búzios consiste basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também conhecidas como cauris, em uma peneira.

A primeira coisa necessária para se conectar com Pomba Gira é ter um objetivo claro e benéfico, pois, segundo Kélida, Pomba Gira que é Pomba Gira não vai praticar o mal a ninguém em troca de uma vela ou de um presente. É possível pedir ajuda com relação a amor, dinheiro, negócios, família e até saúde.

Velas, charutos ou cigarros são sempre bem-vindos. Para as Pombagiras, itens mais delicados agradam mais, como brincos, pulseiras, colares, perfumes, rosas, champanhe, anis, vinho rosé.

Por exemplo, a entidade pomba-gira Maria Padilha se apresenta nos rituais umbandistas com trejeitos, posturas, indumentária, maquiagem e vestimentas relacionadas a um universo multicultural, cujo conhecimento representa um rico mosaico de investigação no âmbito da religiosidade e do imaginário social.