O que significa proa e popa?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Proa – A parte da frente de um barco. Popa – A parte de trás de um barco. Meia-nau – A parte mediana do barco.

Proa lançada em V
Seu formato, em V, ajuda a amortecer o impacto das ondas. Com o barco planando, o bico lançado diminui a resistência à água. Em caso de mar agitado, esta característica também evita que o casco mergulhe nas ondas.

As partes que compõem o casco de uma embarcação possuem nomes diferentes. A parte frontal, por exemplo, é chamada de proa. As laterais são chamadas de estibordo ou boreste (lado direito) e bombordo (lado esquerdo). Já a traseira da embarcação leva o nome de popa.

Quais as principais partes de uma embarcação? Além de bombordo e estibordo, também temos popa e proa. Popa é a seção posterior do navio. É uma das partes mais importantes e respeitadas de uma embarcação.

Convés – os pavimentos da embarcação são chamados de conveses. O convés mais alto da embarcação e que é estanque, chama-se Convés Principal. O convés principal é quem “fecha” o casco na parte superior. É ele quem dá estanqueidade ao casco.

Além disso, Barthes chama a atenção para o fato de o barco lembrar um esquife e estar, consequentemente, relacionado com a morte, mas de igualmente se relacionar com a vida: "o barco pode ser o símbolo da partida; mais profundamente, é o sinal da clausura.

Os discípulos deviam saber que com Jesus no barco eles estavam sempre seguros. Ele é o Senhor do Universo. Ele controla todas as coisas de acordo com a sua vontade. Até mesmo as forças da natureza que aos olhos humanos parecem indomáveis são completamente subjulgadas pelo seu poder.

Pare e lembre-se de que Jesus está no barco com você, e isso significa que por mais difícil que seja a sua atual situação, pode a chuva atormentar, o relâmpago trovejar, a tempestade não parar, o barco balançar, mas saiba que jamais ele irá virar.

A popa é a parte traseira do barco. É responsável por controlar a direção e a estabilidade da embarcação. Nessa parte, geralmente, encontramos o leme ou a roda do leme, que possibilita o controle da direção.

De forma geral, o termo Proa se refere unicamente à parte da frente do barco, sendo outro termo que diz respeito às partes do barco. Enquanto isso, como você já deve ter imaginado, o termo Popa diz respeito à parte de trás.

Áreas da embarcação
Proa – é a parte frontal do barco. Popa – é a parte traseira do barco. Bombordo – é a parte esquerda do barco. Estibordo – é a parte direita do barco.

O PROA é um sistema que permite a tramitação do processo administrativo com assuntos, sem um fluxo definido e com a sua tramitação integral em forma digital, através de atividades de cadastramento e movimentações efetuadas pelo próprio usuário.

O objetivo principal do pé de galinha é fornecer apoio para a hélice, eixo e o rolamentos do eixo.

O “Comandante” é a maior autoridade a bordo. O “Imediato” é o “Oficial executivo do navio”; é o substituto eventual do Comandante: seu substituto imediato. A “Gente de bordo” se compõe de “Comandante e Tripulação (Oficiais e Guarnição)”.

O navio flutua no mar porque sua densidade é menor do que a densidade da água e porque as forças peso e empuxo que agem sobre ele são iguais. Por mais massa que tenha o navio, é a densidade que determina se ele afunda ou boia.

Na época, a solução encontrada foi pintar o casco com uma tinta de cobre que tinha a função de biocida, ou seja, controlar o crescimento de organismos negativos à madeira. Como a tinta era de cobre, tinha as cores avermelhadas.

13,2 metros

Assim, o limite máximo para o calado é de 13,2 metros. Tal medida não é aleatória. Pelo contrário, essa margem de segurança é definida a partir de pesquisas feitas por autoridades e centros de estudos internacionais, como a Associação Mundial para a Infraestrutura do Transporte Marítimo (conhecida como Pianc).

Cabine interna
Como o próprio nome já diz, ela fica localizada na parte interna do navio, portanto, não possui janelas ou varanda. No entanto, ela possui uma estrutura completa. Nesse contexto, veja o que está incluído na acomodação: Camas.

DESGARRAR DO PORTO: Diz-se quando a embarcação sai do porto, levantando a âncora. DESLOCAMENTO: Peso da água deslocada por um navio flutuando em águas tranquilas, sendo que, de acordo com o princípio de Arquimedes, o deslocamento é igual ao peso do navio e tudo o que ele contém, na condição atual de flutuação.

Balanço (roll)
Tornando muito perigoso o andar pelo barco.

Mateus 8:23-26 NAA. Jesus entrou no barco e os seus discípulos o seguiram. E eis que levantou-se no mar uma grande tempestade, de modo que as ondas cobriam o barco.

Continuar lendo Qual é a popa?