O que significa quando a pessoa fala truco?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

adjetivo [Brasil: SP] Diz-se de pessoa decidida, valente.

O – Competidor que termina a rodada, ou aquele que distribuiu as cartas.

O zap, 4 de paus, é a carta mais forte do Truco. Da mais valiosa para a menos valiosa, as manilhas no truco mineiro são: 4 de paus (Zap) > 7 de copas > A de espadas (Espadilha) > 7 de ouros.

  1. 1- Não jogue sozinho. Lembre-se de que é necessário ter um parceiro, afinal, é um jogo de parcerias, certo? ...
  2. 2- Conheça os naipes. ...
  3. 3- Não aceite todos os trucos. ...
  4. 4- Aprenda os sinais. ...
  5. 5- Blefe e manipule seus adversários.
  6. Blefar é a arte de somar mais pontos para a sua conta e ser o grande vencedor. ...
  7. 6- Treine muito.

Pode ser pedido TRUCO a qualquer momento do jogo, com exceção da mão de 11. Passa a valer o truco (3 pontos) quando UM dos jogadores adversário aceitar o pedido. O pedido poderá ser aceito dizendo-se: "cai", "venha", "manda", "aceito", ou qualquer outra expressão que dê uma posição de aceitação.

O Jogo. Para jogar uma mão, cada jogador recebe 3 cartas. No final da distribuição das cartas, vira-se uma carta do baralho para cima (a “vira”), definindo-se as Manilhas. Em cada rodada, um jogador deve colocar uma de suas cartas na mesa, e o jogador com a carta mais forte vence a rodada.

As principais diferenças são as Manilhas fixas e contagem diferente dos pontos: enquanto no Truco Paulista conta-se ponto de um em um e o pedido de Truco é 3, 6, 9 e 12. Já no Mineiro a contagem de pontos é de 2 em 2 e quando se pede Truco é 4,6,10 12.

A sensação do truco, que realmente, faz a diferença e desvirtua a lógica do jogo é chamada blefe ou facão. Aí reside a verdadeira “arte do jogo do truco” onde a dupla que melhor “representar” poderá reverter o quadro de uma partida quase perdida.

A origem do truco é incerta, especula-se que tenha surgido dos mouros, porém não há consenso a esse respeito. No Brasil foi popularizado por imigrantes italianos, portugueses e espanhóis, a princípio nos estados de São Paulo e Minas Gerais, posteriormente espalhando-se por todo o país e originando diversas variações.

Vaza: Uma de cada três partes de uma mão. Vence a vaza quem mostrar a maior carta. Casal Maior: As duas maiores manilhas do jogo. Paus/Zap/Gato: Manilha de maior valor, do naipe de paus.

- A equipe que chamar o Truco não poderá mais chamar Envido ou cantar Flor. A outra equipe deverá, querendo, chamar Envido ou cantar Flor antes de aceitar ou recusar o Truco. DO ENVIDO - Qualquer jogador pode, antes de descartar sua primeira carta, chamar o “Envido”, que vale 2 tentos extras na rodada.

O truco é jogado sempre em números pares, com 2, 4 ou 6 pessoas, sempre formando duas equipes. O objetivo do jogo é fazer doze pontos, e ganhar o “boi”. O boi ganha-se quando acumula-se 12 pontos na partida. Por sua vez acumulam-se pontos ganhando partidas menores, no estilo “melhor de três”.

4 de Paus é uma carta muito valiosa, seja no baralho de truco, seja no baralho de tarô. Para o truco, um jogo que representa a nossa mineiridade, o 4 de Paus é o Zap, a maior carta do baralho. Com ele, a dupla se torna mais forte e com grandes chances de vitória.

Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro.

Welton Ribeiro

Welton Ribeiro, conhecido como Weltinho, foi eleito pela Federação Goiana de Truco como o “Top One”, ou seja, o melhor jogador do estado. O EG conversou com o goianiense de 45 anos, que pratica o esporte em questão desde a adolescência. Neste ano, ele chegou à marca de 18 títulos estaduais.

Ou seja, a carta mais forte de uma rodada de truco sempre será a manilha de paus, seguida pela de copas, espadas e ouros. Todas as outras cartas que não são manilha na rodada não são divididas pela força do naipe.

Na sua vez antes de jogar, cada jogador pode pedir truco. Se fizer isso, a dupla adversária deve decidir se vai aceitar, fugir ou pedir 6. Se eles aceitarem, a mão passa a valer 3 e continua normalmente.

3.1 O sorteio para saber quem iniciará dando as cartas será feito através da escolha por parte de cada jogador de uma carta do baralho, com o valor das cartas seguindo a ordem do truco: paus, copa, espada e ouro, a partir do três.

O objetivo do Truco é ganhar o maior número de lances que os seus adversários. Os lances consistem de rodadas com um determinado número de pontos (15) que se conseguem ganhando Trucos ou Envidos durante as mãos jogadas, que terão um total de 3 rodadas cada uma.