O que significa quando um machucado lateja?

Perguntado por: emota . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Geralmente, o inchaço, a impressão de calor e a sensibilidade ou dor na área são os indicadores iniciais que mais apontam para uma contaminação na ferida. A dor pode ser latejante.

Os principais sintomas de uma lesão infectada são: secreção amarelada ou com mau cheiro saindo da ferida; agravamento da dor, vermelhidão e inchaço local; mudanças no tamanho e na cor do ferimento e em alguns casos, febre. O tratamento dependerá do tipo do ferimento do paciente.

Alguma dor na hora do machucado, incisão ou abertura da ferida é perfeitamente normal. Mas após a adequada assepsia do local e curativo, a ferida não deve mais doer. Caso você sinta dor constante na ferida, é possível que a ferida esteja começando a infeccionar, ou até mesmo já esteja infeccionada.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Alguns sintomas que podem ser causados por infecções:

  1. Febre;
  2. Dor no local infectado;
  3. Aparecimento de pus;
  4. Dores musculares;
  5. Diarreias;
  6. Fadiga;
  7. Tosse.

Dor: Aparecimento da dor ou aumento da intensidade. Hiperemia: Pele avermelhada e quente ao redor do leito da lesão. Exsudato: Aumento na quantidade secreção da ferida e parecido com pus. Dificuldade na cicatrização: A ferida não fecha ou aumenta de tamanho, mesmo seguindo as orientações dos profissionais.

Pôr gelo ajuda a amenizar a dor e a não inchar muito a região. Se for um corte leve, deve-se lavar com água corrente e sabão ou sabonete. Água oxigenada também serve.

A cicatrização normalmente leva entre 4 a 6 semanas para se completar. Ela pode não se iniciar imediatamente após a lesão devido aos fatores extrínsecos que citamos. Pacientes com diabetes, idade avançada e que fazem uso de algumas medicações podem retardar o processo de cura de feridas.

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas

  1. 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  2. 2 – Kelo-Cote. ...
  3. 3 – Nebacetin. ...
  4. 4 – Bepantol. ...
  5. 5 – Aloe vera.

Segundo ele, a ação dos mediadores anti-inflamatórios do organismo diminui na ausência de luz solar, facilitando a liberação da resposta inflamatória. "Por isso se tem mais febre à noite, a dor piora... E vale também para os adultos; o ritmo circadiano existe em todos nós", afirma o médico.

As pesquisadoras explicam que embora o cortisol seja nosso hormônio do estresse, em níveis normais também é anti-inflamatório, o que significa que níveis mais baixos de cortisol à noite podem piorar nossa dor simplesmente porque não somos capazes de colher os benefícios anti-inflamatórios.

A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada. Pode ser gerada por infecções de bactérias, vírus e outros parasitas, além de outros fatores como calor, traumas físicos e exposição à radiação e a produtos químicos irritativos.

Aplicar calor na ferida por 15 minutos
Aplicar uma compressa morna sobre o curativo ou sobre a ferida por 15 minutos ajuda a aumentar o fluxo de sangue para a região, aumentando a quantidade de nutrientes e células no local, acelerando a cicatrização.

A saliva humana possui milhares que bactérias que podem piorar uma infecção ou infeccionar uma ferida limpa, e remédios caseiros podem piorar o estado da lesão, em vez de ajudar na cura e na cicatrização. Procure sempre ajuda médica para cuidar de seus ferimentos.

É uma resposta do organismo aos danos causados nos tecidos, sendo considerada uma reação normal do processo de cicatrização da pele. O papel do exsudato na cicatrização da lesão é fornecer nutrientes essenciais como fonte de energia para ativar o metabolismo celular e regular a umidade da região.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

Estudos experimentais comprovaram que a nicotina compromete o processo cicatricial. O fumo reduz a hemoglobina funcional e leva à disfunção pulmonar, o que reduz o aporte de oxigênio para as células e dificulta a cura da ferida.

Para os médicos, qualquer ferida que não cicatriza em um prazo de 4 a 6 semanas deve ser tratada com mais atenção. Se o ferimento atinge o estágio crônico, ou seja, se a dificuldade de cicatrização é maior do que este período, passa a ser chamada de úlcera.

7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamações

  1. Chá de hortelã ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cravo da índia e gengibre. ...
  4. Chá de cúrcuma. ...
  5. Chá de agrião. ...
  6. Chá de macela. ...
  7. Chá de erva-doce.