Tem que tirar o pus do machucado?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

A saída de pus ou de secreção amarelada é forte indicador que o ferimento está infectado por bactérias. Nesse caso, é preciso manter os cuidados de limpeza e tratar a infecção com uma pomada antibiótica para matar as bactérias causadoras da infecção.

Lave o ferimento imediatamente com água e sabão. Aplique uma pequena quantidade de pomada antibiótica, conforme a orientação de seu médico. Cubra o ferimento com uma faixa ou gaze. Mantenha sempre o ferimento limpo e seco.

Lavar a ferida
Nas feridas simples, como um corte ou arranhão, o primeiro passo deve ser lavar a ferida e a pele em volta para remover o máximo de bactérias e vírus, evitando o desenvolvimento de uma infecção. Essa lavagem pode ser feita com soro fisiológico, mas também com água e sabonete de pH neutro.

Uma ferida com pus é sempre motivo de preocupação, pois significa que seu corpo está combatendo uma infecção. Para evitar que o problema se agrave, é preciso procurar ajuda de um profissional especializado em feridas imediatamente.

Compressas de água quente. Se não drenar sozinho, tem que procurar um médico para ele fazer um pequeno corte para ajudar a sair o pus.

De 5 a 7 dias, dependendo é claro do tipo de infecção e do tratamento empregado pelo paciente.

Aplique compressas quentes sobre o abcesso.

  1. Coloque a compressa várias vezes por dia.
  2. Esfregue o abcesso com um pano realizando um movimento circular bem cuidadoso para liberar pus. É normal que haja um pouco de sangue também.

A cura total é de 24 horas a 48 horas em função do clima, quantidade de adesivo e peso das peças a serem fixadas.

Sua presença serve para mostrar infecção ativa em andamento. Pus contém neutrófilos que morreram depois de fagocitar bactérias, algumas células mortas, tecido, bactérias presas e leucócitos. Todo esse material forma uma substância amarela, grossa que parece tão nojento.

A limpeza da ferida pode ser feita aplicando uma a solução de cloreto de sódio 0,9% com uma gaze em toda região atingida pela infecção, após isso faça um curativo.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.

O que fazer quando o ferimento tem pus ou secreção amarelada? A saída de pus ou de secreção amarelada é forte indicador que o ferimento está infectado por bactérias. Nesse caso, é preciso manter os cuidados de limpeza e tratar a infecção com uma pomada antibiótica para matar as bactérias causadoras da infecção.

Purulenta – Pus é sinal de infecção por bactérias.

Para abscessos pequenos e/ou superficiais, tratar inicialmente com compressas quentes e antibióticos orais e reavaliar a necessidade de drenagem após 24 a 48 horas.

O tratamento do abscesso deve ser feito pelo clínico geral, cirurgião ou dermatologista, que pode indicar o uso de compressas quentes, para drenar o pus quando o abscesso é pequeno, uso de antibióticos para eliminar a bactéria ou drenagem cirúrgica, no caso do abscesso ser grande e causar dor e febre alta.

Confira como usar algumas opções caseiras.

  1. Seiva de babosa. Um bom remédio caseiro para abscesso, que é uma ferida com pus, é limpar a região com água limpa e sabão neutro e aplicar uma compressa de seiva de babosa porque ela é um ótimo cicatrizante natural. ...
  2. Cataplasma de ervas. ...
  3. Chá de calêndula.

O pus deve sair sem ser apertado. Limpe-o com uma gaze. Em seguida aplique uma pomada antibiótica (como Betamina ou Bacitracina) três vezes ao dia até que desapareçam. Para prevenir a propagação, não toque os pontos brancos nem esfregue a pele.

Verificando se há pus ou fluidos. Analise se há pus ou fluidos amarelados ou esverdeados na ferida. O corrimento também pode apresentar um odor desagradável. Ao encontrar um líquido turvo ou pus no local machucado, ele provavelmente está infectado.

Pus é uma secreção de cor amarelada, ou amarelo-esverdeada, frequentemente malcheirosa, produzida em consequência de um processo de infecção bacteriana extracelular e constituída por glóbulos brancos em processo de degeneração, sangue, bactérias, proteínas, e elementos orgânicos.

Consulte o seu médico imediatamente se notar uma mudança na cor ou odor do líquido escorrendo de sua ferida. A drenagem purulenta é amarela, verde, marrom ou branca e tem um odor forte. Quanto mais cedo uma infecção é observada, mais fácil ela pode ser tratada.