O que significa quando uma pessoa é indiciada?

Perguntado por: lzanette . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

A pessoa jurídica também pode ser indiciada nas hipóteses previstas em lei, observando-se peculiaridades específicas. Como asseverado, indiciar significa apontar o sujeito como suspeito de uma infração penal. Todavia, indiciar não significa formalizar o indiciamento, que via de regra é feito no inquérito policial.

O indiciamento não pode gerar consequências, porque ele acontece sem que nenhum ato de defesa tenha sido praticado. Acusado ou réu é aquele que, denunciado pelo Ministério Público, passa a responder a um processo criminal.

O indiciamento deve partir do livre convencimento da autoridade policial com base na prova colhida e ser precedido de despacho fundamentado, do mesmo modo como deve ser fundamentada a decisão pelo não indiciamento. Ademais, o ato revela independência funcional embasada na convicção da decisão.

magistrados ou membros do Ministério Público: segundo as leis orgânicas que regem a magistratura e o exercício das atividades do Ministério Público, magistrados e promotores/procuradores não podem ser indiciados, devendo, nesses casos, o inquérito ser remetido aos respectivos órgãos de classe (Art.

O indiciamento criminal é ato privativo do delegado de polícia e representa a primeira fase na formação da culpa na persecução penal. É recorrente, no direito processual brasileiro, a utilização da expressão autoridade policial para conceder a um determinado agente estatal poderes e atribuições constantes da Lei.

Além disso, somente a autoridade policial é quem detém o poder de indiciar a pessoa investigada. O Ministério Público e o Juiz não podem fazê-lo ou requisitar à autoridade policial para que assim proceda.

Indiciado: Alguém investigado passa à condição. Denunciado: Quando o inquérito é concluído, a autoridade policial o encaminha ao Ministério Público. Se considerar que há provas, apresenta denúncia à Justiça.

De início, salienta-se que o investigado é aquela pessoa que está submetida ao inquérito policial e não tem contra si um indiciamento. Em outras palavras, se foi instaurado um inquérito pela autoridade policial, o sujeito tem a condição de investigado.

A Polícia Federal e a Polícia Civil de diversos estados emitem, por meio de seus respectivos institutos de identificação, certidão de antecedentes criminais. Os inquéritos policiais em andamento, na maioria das vezes, não aparecem na certidão de distribuição criminal.

Art. 51. O inquérito policial será concluído no prazo de 30 (trinta) dias, se o indiciado estiver preso, e de 90 (noventa) dias, quando solto.

[ Jurídico, Jurisprudência ] Que ou quem foi acusado ou pronunciado. Origem etimológica:particípio de indiciar.

Quanto ao crime cometido, devem constar no indiciamento informações sobre o dia do delito, a data do fato, da identificação e da instauração do inquérito policial e da respectiva repartição de polícia.

Indiciado é o termo utilizado para o indivíduo que foi objeto de investigação em um inquérito policial e, ao final da investigação, o Delegado entende ter sido o autor do crime apurado.

"A forma mais garantida de saber se o processo de fato está em trâmite é solicitar junto ao 'cartório distribuidor' do Fórum uma 'Certidão de Feitos Ajuizados' em seu CPF".