O que significa que um gás sofre uma transformação?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Logo, uma transformação gasosa nada mais é do que qualquer situação em que determinada quantidade de gás sofre variação em uma de suas três variáveis de estado. Sempre que uma variável sofrer alteração, outra consequentemente terá seu valor mudado.

Um bom exemplo que pode ser tomado é o de uma bexiga cheia de ar. Quando a temperatura do gás dentro da bexiga aumenta, seu volume também aumenta. Processo semelhante ocorre quando a temperatura do gás dentro da bexiga diminui, já que seu volume também diminui.

Resposta. A) O gás está sofrendo uma expansão isobárica. Note que durante o processo o volume do gás está aumentando, o que indica um processo de expansão.

A obtenção do gás natural liquefeito se dá através da purificação do gás natural, em que a matéria-prima (gás natural) é submetida a uma temperatura de -162 °C, tendo seu volume reduzido em aproximadamente 600 vezes. Durante esse processo, ocorre a condensação, ou seja, a passagem do estado gasoso para o líquido.

A produção de gás natural é feita basicamente em seis etapas: exploração, explotação, produção e processamento em campo, beneficiamento, transporte e armazenamento e distribuição.

As três leis dos gases são denominadas: Lei de Boyle (transformação isotérmica - temperatura constante) Lei de Gay-Lussac (transformação ) Lei de Charles (transformação isobárica - pressão constante)

O trabalho de um gás em uma transformação isobárica pode ser calculado pelo produto entre a força e a variação de volume desse gás após ser submetido a uma fonte de calor. A Termodinâmica é a área da Física que estuda as relações entre a energia térmica e a energia mecânica.

Como exemplos de transformações químicas temos: a combustão de uma substância, o azedar do leite, o enferrujamento de um prego, a fotossíntese, a respiração, a confeção dos alimentos, entre outros.

De acordo com a observação da Natureza, consideram haver 5 estágios intermédios de movimento da energia a que chamaram as 5 Transformações ou os 5 Elementos. Esses estágios de mudança energética são apelidados de: Energia Árvore, Energia Fogo, Energia Solo, Energia Metal e Energia Água.

A transformação isobárica ocorre quando uma massa fixa de determinado gás sofre variação no volume e na temperatura, mas a pressão mantém-se constante. As transformações gasosas sempre ocorrem com uma das variáveis de estado dos gases mantida constante, enquanto as demais sofrem variação.

Vaporização é a transformação física de um líquido em um gás. A depender de alguns fatores, como quantidade de calor, esse processo pode acontecer em tempos diferentes. Vaporização é o nome dado à transformação física do estado líquido para o estado gasoso.

Para uma substância mudar do estado gasoso para o estado líquido é necessário aumentar a pressão e diminuir a temperatura, simultaneamente. Isso porque, se continuadamente for exercida pressão sobre um gás, as partículas se aproximam e começam a se chocar.

Transformação Isovolumétrica
Na transformação isovolumétrica, isocórica ou isométrica, o volume de um gás é mantido constante, enquanto pressão e temperatura variam. O volume de um gás corresponde ao volume do recipiente que ele ocupa, pois as moléculas preenchem todo o espaço disponível.

O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo. Assim como o petróleo, ele resulta da degradação da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas, sendo retirado da terra através de perfurações.