O que significa a transformação de água em vinho?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Mas o que significa transformar água em vinho? Transformar água em vinho significa transformar a vida “velha”, cheia de pecados, em vida nova – o ser uma nova criatura em Cristo (simbolizada pelo vinho bom). Foi nas bodas de Caná da Galileia onde aconteceu o primeiro milagre de Jesus.

Conclusão de nossas lições das Bodas de Caná
Jesus não ficou em Caná onde realizou o milagre. Ele sabia que a natureza humana não se lembra de milagres por muito tempo. As pessoas pensam que se pedirem um milagre e Deus o conceder, confiarão em Deus para sempre. Milagres só fazem as pessoas acreditarem temporariamente.

Jesus Cristo e Seus discípulos foram a uma festa de casamento em Caná. Maria, mãe de Jesus, também estava na festa. Ela contou a Jesus que não havia mais vinho para servir aos convidados.

As talhas são utilizadas para içar, isto é, erguer uma determinada carga. Com a ajuda de estruturas, elas também auxiliam no transporte dessas cargas. Para usar, é só fixar a talha em uma estrutura no alto. Depois, fixar a ponta do gancho na carga.

Jesus transformou água em vinho num casamento, em Caná da Galileia. Esse foi o primeiro milagre realizado por Cristo. Assim como o Senhor realizou essa intervenção sobrenatural nesse casamento, Ele pode realizar, hoje, uma intervenção sobrenatural nas nossas vidas.

“É a grandiosa verdade de que, em tudo o que Jesus veio dizer e fazer, inclusive e especialmente em Seu sofrimento e Sacrifício Expiatório, mostrou-nos quem é e como é Deus, o nosso Pai Eterno, e como Ele é completamente dedicado a Seus filhos de todas as eras e nações.

De um modo geral, o vinho é associado ao sangue de cristo, assim como o pão representa o corpo sagrado de Jesus. Na Eucaristia, por exemplo, a bebida recebe o nome de vinho sacramental ou canônico e só é aceito pela igreja se estiver de acordo com uma série de restrições, incluindo o baixo percentual de álcool.

A água na teologia bíblica tem dois aspectos que parecem contraditórios: um é vida, bênção, sinal da presença de Deus, imagem da pessoa que se deixa conduzir por Deus e por sua graça. O outro é caos, morte, destruição e ausência de Deus.

O Vinho também aparece na Bíblia como símbolo da alegria e abundância (Salmos 104:14-15), como um elemento confortante (Provérbios 31:6) e até curativo (1 Timóteo 5:23). Foi um dos elementos utilizados no primeiro sinal milagroso de Jesus (João 2:1-11).

O Vinho Representa o Sangue de Jesus, nas Bodas de Caná da Galileia. E veja que Maria pede pelos noivos, na falta do vinho. Seria vergonhoso para os anfitriões da festa de casamento, não haver mais vinho, pois era parte da cultura e do costume de Israel. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.

Quando nos esforçamos para agir dessa maneira, confiando no Senhor assim como aqueles servos confiaram, e quando o Senhor em Sua sabedoria, misericórdia e bondade, entender que enchemos as talhas “até em cima”, ou seja, que fizemos tudo o que foi possível, então Ele fará por nós o que simplesmente jamais conseguiríamos ...

O termo "boda" se originou a partir do latim "vota", que significa "promessa". Boda é uma celebração de casamento, o nome é mais usado no plural - bodas - e se refere aos votos matrimoniais, feitos no dia do casamento.

Transformação na Bíblia. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

A gota de água que o padre coloca no cálice representa a nossa humanidade, que é unida à divindade de Jesus. É apenas uma gota, que, quando se mistura ao vinho, desaparece, assim como a nossa pequenez diante da majestade de Deus.

Em outras palavras, o ato de beber em si não é pecado, caso contrário Jesus não teria multiplicado o vinho nas Bodas de Caná (cf. Jo 2,1-11), mas a maneira com a qual o indivíduo se relaciona com a bebida pode se tornar pecaminosa, principalmente quando se deixa dominar por ela (cf. 1Cor 6,10).