O que significa razão na Bíblia?

Perguntado por: aleiria . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

É a capacidade do pensamento dedutivo, realizado por meio de argumentos e de abstrações. É a faculdade de raciocinar, de ascender às ideias.

Significado de Razão
substantivo feminino Capacidade de resolver alguma coisa através do raciocínio; inteligência. Aptidão para raciocinar, para compreender, para julgar: todo indivíduo é dotado ou faz uso da razão.

A razão permite identificar e operar conceitos em abstração, resolver problemas, encontrar coerência ou contradição entre eles e, assim, descartar ou formar novos conceitos, de uma forma ordenada e, geralmente, orientada para objectivos.

A filosofia inicia o conflito entre razão e fé quando tenta deixar para trás a fé cega nos mitos, explicando racionalmente tais fenômenos.

1 Pedro 3.15: “Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”(disponível em https://www.bibliaonline.com.br/acf/) (grifo meu).

Como conclusão, procurar demonstrar que razão e fé são duas realidades que não se opõem, mas devem caminhar juntas na busca da verdade. A absolutização da razão pode desencadear um ceticismo que ignora elementos fundamentais da fé.

Não só propõe uma harmonia entre fé e razão como procura pôr em evidência a necessidade da primeira para a segunda. A harmonia advém de a razão ser natureza criada por Deus e de ser a fé dom de Deus, pelo que não podem contradizer-se.

A razão pode iniciar a afirmação da existência de um único Deus, mas somente a fé, como acolhedora da revelação divina, é capaz de alcançar o mistério do amor de Deus uno e trino”.

Agir com a razão é pensar no amanhã, nas conseqüências de uma decisão. A razão nos coloca um freio e diz: “É melhor arriscar com cautela e medir as conseqüências dos seus atos”.

A verdade é algo que quando alcançada não se pode falsificar, não se tem possibilidade de fazer isso já a razão busca como resposta a própria verdade.

Argumento ou justificação: 4 argumento, justificação, explicação, justificativa, pretexto, desculpa, prova, fundamento, alegação, argumentação, pressuposto, premissa.

1- Princípio de identidade -> o que é é. 2- Princípio da não contradição -> o que é é e não pode ser outra coisa. 3- Princípio do terceiro excluído -> ou é ou não é, não há uma terceira possibilidade. 4- Princípio da razão suficiente ou da causalidade -> para tudo o que existe há uma explicação.

Quando usar: Quando o resultado da escolha impõe mudanças drásticas ou tem impacto no seu futuro. Como na hora de definir se você vai comprar um imóvel ou só alugar. Quando não usar: Em situações que não são definitivas para seu futuro. Você pode, por exemplo, usar as emoções para decidir se vai ao bar com os amigos.

Quando falamos sobre razão da vida, trazemos a questão racional na discussão. O sentido da vida liga o emocional também, a busca por aquilo que ilumina nosso coração. Mas a razão é algo muito mais pragmático, pois é a linha que nos liga para o objetivo em que queremos chegar.

É indispensável o diálogo entre fé e razão, entre fé e ciência, cada qual com sua especificidade e autonomia, numa perspectiva de colaboração e complementaridade. O diálogo enriquece; uma compreensão ensimesmada da realidade paralisa, impedindo avançar rumo a uma compreensão sempre mais profunda da vida e do mundo.

- Separar razão e fé, Galileu buscava a verdade científica independentemente das verdades reveladas, o que não significava pregar o ateísmo, mas reconhecer que a fé não era um elemento a se considerar na ciência.

A não só ilumina nossos passos, nossa razão, mas também abre nossos caminhos, nos impulsiona na abertura para o outro e para o Outro, nos faz sair de nós mesmos, do nosso mundo individual e solitário para um mundo comunitário e fraterno.

"Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pedro, 3. 15).

A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). Você provavelmente conhece esse versículo e é fundamental que ele seja uma realidade na sua rotina. Alimentar-se da Palavra de Deus é um dos principais caminhos para que sua fé possa crescer de forma saudável.