O que significa reflexo de Moro?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

O que é reflexo de Moro ? Reflexo de Moro é o reflexo exclusivo dos recém-nascidos, podendo aparecer até os três meses da criança. O principal movimento do reflexo de Moro é o movimento involuntário de braços, pernas e cabeça da criança.

O reflexo de Moro deve desaparecer após 5 meses de vida.

Esse susto que os bebês tem nos priemiros meses de vida, principalmente dormindo, é o chamado Reflexo de Moro. Um reflexo primitivo e que acontece até cerca de 3 meses de vida, mas pode ir até 4 a 6 meses. É algo perfeitamente normal e esperado e indica que o sistema nervoso do bebê está se desenvolvendo.

O reflexo de moro é um instinto comum nos recém-nascidos e demonstra que o sistema nervoso central está funcionando bem. Normalmente o reflexo é seguido de abertura rápida dos braços, às vezes também das pernas e choro.

Reflexo de Moro – O bebê joga a cabeça para trás, estica as pernas, abre os braços e os fecha depois. Surge quando o recém-nascido se sente desequilibrado ou assustado. Some por volta do segundo ou terceiro mês.

Os bebés, especialmente os recém-nascidos e as crianças, podem grunhir, gritar ou chorar durante o sono. Com efeito, trata-se de um processo normal e por isso não temos de nos alarmar. Os corpos das crianças ainda não superaram os desafios de um ciclo regular de sono.

Veja as nossas dicas e entenda como acalmar um bebê:

  1. Mantenha a calma. ...
  2. Enrole o bebê ...
  3. Coloque o bebê de lado. ...
  4. Faça barulhos repetitivos para acalmá-lo. ...
  5. Balance o bebê ...
  6. Estimule a sucção do bebê ...
  7. Outras técnicas para acalmar nas crises de cólica.

Susto na gravidez
Esse estresse pode influenciar de forma negativa tanto na mulher, quanto no feto, como baixo peso do bebê, sangramentos, aumento da contração e, por consequência, nascimento precoce – caso o bebê já esteja formado.

Os bebês costumam se assustar ao serem levados à banheira, pois têm a sensação de que estão caindo. Eles chegam até a levantar as mãos (é o reflexo de Moro). Uma forma de amenizar esse susto é colocar seu bebê primeiro de frente para a água e só depois virá-lo de costas.

Segundo os cientistas, esses movimentos promovem o desenvolvimento do sistema sensório-motor, que inclui a coordenação mão-olho, atrelado ao controle corporal do bebê.

Braços abertos:
É comum quando ele está se sentindo inseguro, e precisa de um certo suporte. Essa atitude costuma desaparecer quando é completado seus 4 meses de idade.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Esse deslocamento pode se dar por mau jeito na hora de pegar o bebê, pode também acontecer por brincadeiras como a de jogar para cima e outros motivos e os sintomas podem ser: Vômito. Posição desconfortável (nenhuma posição está boa para o bebê)

Para o bebê dormir melhor: com um raminho de manjericão nas mãos, pegue o bebê no colo e cantarole canções de ninar. Assim que ele pegar no sono, coloque o galhinho de manjericão dentro do travesseiro e mantenha-o lá por sete dias.

Não é recomendado balançar o bebê até ele dormir porque a criança vai se acostumar com o movimento do seu corpo e só conseguirá pegar no sono novamente se for ninada. Outro motivo para não balançar o bebê até ele dormir é o prejuízo para a qualidade do sono.

A maioria dos bebês conseguem se virar de bruços sozinho entre os seis e os oito meses de idade, mas isso pode variar de acordo com o desenvolvimento de cada criança. Alguns bebês alcançam essa habilidade mais cedo, enquanto outros podem demorar um pouco mais.