O que significa rio Pisom na Bíblia?

Perguntado por: ereis9 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

11 O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro. 12 E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardónica. 13 E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.

A Bíblia explica que havia um rio que se dividia e formava quatro canais, sendo eles: Pisom, Giom, Hidequel e Perat. Os dois últimos, segundo a língua hebraica, seriam os rios Tigre e Eufrates, localizados na Mesopotâmia (atravessando os países Iraque, Síria e Turquia).

Os chamados Quatro Rios do Paraíso, seriam quatro braços de rios duma fonte que nascia no Éden segundo a bíblia, e eram o Tigre, o Eufrates, o Gehon e o Phison.

Significado de Éden
substantivo masculino [Religião] Região descrita na Bíblia como o lugar onde Deus criou um jardim para Adão e Eva; paraíso. [Por Extensão] Local cujas características indicam o paraíso como um lugar ideal, perfeito, tranquilo e pacífico (com inicial minúscula): aquele resort era um verdadeiro éden!

Havilah: Significa “trecho de areia”. Embora não seja possível afirmar qual o seu étimo, estudiosos da onomástica indicam que Havilah seja um nome de origem hebraica que significa “trecho de areia”. Havilah é um nome bíblico que é encontrado no livro de Gênesis da Escritura Sagrada como sendo dois descendentes de Noé.

Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; jamais será abalada. Deus a ajudará desde o romper da manhã.

Em seguida no livro de Gn 2:8-14 vemos este mesmo rio que sai em Éden para regar o jardim se dividindo em quatro rios; Pison, Giom, Hidequél e Eufrates. Estes rios simbolizam quatro estágios em nossa caminhada de Éden até a Jerusalém celestial seu lugar de propósito.

1. Pisom. De acordo com a Bíblia, Pisom ou Fisom é um rio que rodeava a terra de Havilá. É o primeiro dos quatro rios resultantes da divisão do rio que passava pelo Jardim do Édem; os outros seriam o Giom, Tigre e Eufrates.

Região do Médio Oriente situada entre os rios Tigre e Eufrates, na Ásia Ocidental.

8 E plantou o Senhor Deus um jardim no aÉden, a oriente, e pôs ali o homem que tinha formado.

Rio Nilo

Sangue nas águas do Rio Nilo
A Bíblia aponta que, na primeira praga, toda a água do Rio Nilo, justamente a fonte que abastecia a população, os animais e as plantações, foi transformada em sangue.

TV A Terra Prometida: Josué inicia a travessia do rio Jordão.

O rio Jordão é um extenso rio e um dos mais importantes do Oriente Médio. Ele faz fronteira com Israel e Jordânia, passando também por parte da Síria.

A Árvore da vida é um símbolo que atravessa gerações. Desde culturas ocidentais como celtas, gregas, romanas e persas até culturas orientais como a chinesa e a japonesa. Para todas elas a Árvore da vida representa vitalidade, força e capacidade para vencer desafios. Além disso, é um símbolo que provoca reflexão.

Uriel é frequentemente identificado como o querubim que "permanece junto às portas do Éden e a cada um que o encontrar, dependendo de sua índole, podem o ver com um pássaro se a pessoa for justo e digno, ou com um espada ardente se esse for o injusto e mal" ou como o anjo que "preside à tempestade e ao terror" (no ...

Moisés nomeia apenas duas árvores desse jardim: a Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, cujos frutos Deus proibira Adão e Eva de comerem...

Cuxe, junto com seu irmão Pute, foi o fundador dos povos africanos de tez (pele, cor) escura. Os descendentes de Cuxe habitavam o lugar que a bíblia chama de " Terra de Cuxe" (Gn 2:13). Os antigos gregos os chamavam de "Etíopes" (faces queimadas ou faces negras). Mais tarde o termo Cuxe passou a restringr-se à Etiópia.

De acordo com a Bíblia, o rio Giom (na tradução de Almeida) ou Gehon, rodeava a terra de Cuxe. Ele é o segundo dos chamados Quatro Rios do Paraíso resultantes da divisão do rio que passava pelo Jardim do Éden, sendo os demais Pisom, Tigre e Eufrates.

substantivo masculino [Astronomia] Espaço celeste no qual aparecem as estrelas, os astros etc.; céu. Reunião de pessoas importantes, celebridades; constelação. Ação de firmar, de fundamentar, de sustentar; sustentação.

Por onde passar o rio haverá todo tipo de animais e de peixes. Porque essa água flui para lá e saneia a água salgada; de modo que onde o rio fluir tudo viverá.