O que significa Sapopemba em tupi-guarani?

Perguntado por: obittencourt . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

O termo Sapopemba é uma palavra de origem tupi-guarani que significa "raiz chata", sendo um tipo de raiz que se desenvolve juntamente com o tronco da árvore, chegando a 2,0 metros de altura.

Há duas versões para o significado do nome Butantã: "terra socada e muito dura" e "lugar de vento forte".

A palavra moema é tupi e descobrimos alguns significados como mentira, calunia, falsidade. Em outro estudo, moema tem a sua origem na palavra moee, que significa “doce, adocidada.

Posteriormente, tese lingüística do poeta Antônio Garcia Muralha revelou que Taguatinga de “Ta'Wa'Tiga”, significa “barro branco”, ocorrência geológica que se verifica na região, e que “Ave Branca” vem de “Uirá-Tiga”.

O termo Itabaiana, nome indígena, é o resultado da união dos sufixos "Ita" que significa pedra (a pedra é serra), "Taba" que significa aldeia (taba indígena), e "Oane" que significa alguém.

Em tupi – guarani, Itararé significa “pedra que o rio cavou”.

O nome Itaquera é de origem tupi e quer dizer "pedra dura". A data de fundação do Bairro ainda é uma incógnita.

Os indígenas davam, ao rio Tietê, a denominação de "Anyemby" que, em português, significa rio dos Anhambus (ave abundante na região em épocas passadas). Este foi o motivo do nome atual da cidade, Anhembi.

Itápolis é um hibridismo, isto é, vocábulo com diferentes raízes, “ITA” do Tupi Guarani, significa pedra e “POLIS” do grego, significa cidade. Então, nossa cidade teve quatro denominações: Espírito Santo do Córrego das Pedras, Boa Vista das Pedras, Cidades das Pedras e Itápolis.

A palavra Tatuapé possui origem Tupi e significa “Caminho de Tatu”.

Mas segundo informou o Professor Carlos Drumond, chefe do Departamento de Lingüística e Línguas Orientais, a palavra vem de cara + iba ou seja: cará ou acará: peixe; picú ou pucú: comprido; iba: ruim, que não serve para ser comido.

O nome Ibirapuera vem do tupi-guarani Ypy-ra-ouêra, que significa pau podre, por ser a região um brejo. Na época da colonização, era uma aldeia indígena, que depois deu lugar a chácaras e pastagens, usadas pelas boiadas que se dirigiam ao Matadouro Municipal, no bairro de Vila Mariana.

O nome “Indaiatuba”, em Tupi-Guarani, significa “região coberta de Indaiás”, sendo “Indaiá” uma palmeira de pequeno porte.

"Aysú" significa amor em tupi-guarani.

Dialeto Mawé (Maué)

O nome da cidade vem do termo em tupi Ybytu-katu, que significa "bons ares". Em 1720 era a designação dada às terras atribuídas em sesmarias no interior paulista.