O que significa Saravá e Axé?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve" ou "bem-vindo", usada quando algum participante chega ao culto afro-brasileiro, por exemplo. Exemplo: "Saravá, meu irmão!"

É a interjeição umbandista equivalente a salve! Saravá era como os escravos africanos pronunciavam a palavra salvar, com influência da fonética do banto, sua língua nativa.

"Saravá, Preto Velho" é um ebook que mergulha nas profundezas da espiritualidade e nos ensinamentos dos pretos e pretas velhas, guias espirituais que trazem consigo sabedoria ancestral e um amor incondicional.

O que é saravá:
A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve" ou "bem-vindo", usada quando algum participante chega ao culto afro-brasileiro, por exemplo. Exemplo: "Saravá, meu irmão!"

A saudação é amplamente utilizada nas religiões afro-brasileiras, nomeadamente na umbanda, na qual tem o significado "salve!" ou "viva!

A Umbanda é marcada pelo forte sincretismo entre catolicismo, espiritismo e religiões afro-brasileiras. Candomblé é uma religião afro-brasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras. Africana.

O axé pode ser representado por um objeto ou um ser que será carregado com a energia dos espíritos homenageados em um ritual religioso. Dentro e fora do contexto religioso, axé é uma saudação utilizada para desejar votos de felicidade e boas energias.

Além disto, Saravá, assim como a palavra “ciao”, em italiano, também pode ser utilizada para despedidas. Ou seja, quando nos encontramos com alguém podemos saudá-lo com “Saravá” e, logo, dizer tchau com “Saravá”. Esta palavra cria toda uma atmosfera de agradecimento, gratidão e conexão.

Sarava vem do verbo sarar. O mesmo que: medicava, curava, remediava, sanava, tratava.

Expressão corporal: é comumente saudado com movimento das mãos sob a cabeça. Você provavelmente vai ver alguém tocando a testa com a mão direita, ao mesmo tempo que a esquerda toca a nuca. Faz-se esse movimento, alternando entre mão direita/testa, mão esquerda/nuca e mão direita/ nuca, mão esquerda/ testa.

Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café. Em seguida, faça a oração abaixo: “Amado(a) Preto(a) Velho(a), de joelhos peço a vossa presença ao meu lado direito e que, através do meu lado sagrado, vós possais auxiliar-me e amparar-me neste momento de minha vida.

A saudação usada em Umbanda é “Adorei as Almas”, fazendo referência a sabedoria destas Almas Elevadas. Os Pretos-Velhos são os responsáveis, também, por cuidar das crianças, sendo cultuados ainda em cerimônias de Cosme e Damião.

Sarava! A saudação dos Pretos Velhos, quer dizer: salve sua força. Um equivalente ao Namastê – o deus que está em mim saúda o deus que vive em você.

"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.

A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.

Saudação: "Ogunhê". Cores: azul-escuro, vermelho e preto. Em uma terça-feira, após limpar as contas, monte sua guia e coloque-a para secar ao ar livre.

Por outro lado, a palavra saravá é de origem na umbanda, que são sinais rituais de Umbanda que são identificados com um som específico que pode ser traduzido como um mantra. A expressão pode ser usada também como curado. Curado, então significa a força que move a natureza.

No sistema religioso africano, os orixás representam a força do grupo, da família. Têm caráter social e a função da proteção e sobrevivência do grupo. Para a implantação na família do axé do orixá aparece o fetichismo – concretização a um ser, adoração ou culto a um objeto.