O que significa se o ovo boiar na água?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 11 votos

Quando o ovo boia na água é porque está estragado? Quando o ovo flutua na água, isso indica que ele já está velho, e provavelmente estragado. Mas nem sempre um ovo que flutua está estragado. Na dúvida, você pode abri-lo para conferir.

No outro recipiente adicione a solução salina (mistura de um copo de água com as 3 colheres de sal) e introduza o ovo. Observação: adicione sal suficiente para atingir a densidade desejada. O ovo irá flutuar nesta solução, por quê? A densidade da água salgada é maior.

Se ele boiar, é sinal de que não está mais próprio para o consumo e, assim, deve ser descartado. Além disso, antes de utilizar o ovo, confira se a casca está intacta.

Se o ovo afundar, significa que você pode consumi-lo, está fresco. Isso acontece porque assim que é posto, ele preenche quase todo o volume no interior da casca e tem apenas uma pequena bolsa de ar. No entanto, com o passar do tempo, o ovo vai perdendo água de seu interior pelos poros da casca e fica menos denso.

A tarefa é simples: mergulhe o ovo inteiro em um copo com água, ou em alguma vasilha funda. "Se o ovo permanecer deitado no fundo do copo, ele está fresco. Se ficar de pé, não está tão fresco, e, se flutuar, provavelmente está velho e estragado".

Os perigos do consumo de um ovo estragado são muitos, principalmente a chance de contaminação por Salmonela, bactéria presente na casca do ovo e que, se consumida, pode causar sintomas de mal-estar, como vômito, dores de cabeça e estômago, e calafrios.

Os seus principais sintomas são a diarreia, náuseas e febre que, geralmente, surgem seis a 36 horas após a ingestão. A Salmonelose é uma das intoxicações mais comuns, sendo causada pela bactéria Salmonella, geralmente encontrada nos ovos, aves, carne e leite.

O material de maior densidade fica por baixo do que tem menor densidade. Agora, o sal dissolvido na água faz com que sua densidade aumente e, assim, o ovo fica com densidade menor que a da mistura de água com sal e, portanto, ele bóia.

Por isso, a única forma de saber que os sintomas são devido à infecção pela bactéria é por meio de exames laboratoriais, em que é feito o isolamento da bactéria no vômito, fezes ou no alimento que foi consumido. A infecção intestinal causada pela Salmonella é forte e perigosa, pois pode se espalhar para outros órgãos.

Quando se adiciona o ovo cru na água pura, ele vai para o fundo do recipiente, o que nos indica que ele é mais denso que a água.

No ovo B, a solução saturada de açúcar (meio hipertônico) possui uma concentração maior que o interior do ovo (meio hipotônico), assim, este perde água para o meio, ficando murcho, o que resulta no aspecto flácido da membrana do ovo.

Como o ovo é mais pesado que a água, ele vai afundar. Acontece que, se você retirar o ovo, colocar 6 colheres de sopa cheias de sal no copo de água, mexer bem e depois repetir a experiência de colocar o ovo, o resultado será diferente: o ovo vai boiar.

Mas quando o ovo boia na água, significa que ele está velho ou passado. Ou seja: boiar não garante que o ovo realmente esteja ruim, mas sim que ele já tem bastante tempo. Nesse caso, vale a pena abrir o ovo em um compartimento separado e checar suas características, assim como explicaremos mais adiante.

Quebre o ovo em um prato pequeno e inspecione a cor dele.
A cor da gema mudará com base na dieta da galinha, portanto, ela não está associada ao frescor do ovo. Em vez disso, inspecione a clara. Se ela estiver rosa, verde ou iridescente, o ovo foi contaminado por bactérias e não deve ser consumido.