Por que colocar vinagre na água do ovo?

Perguntado por: ialves4 . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

O vinagre é acrescentado por um motivo simples: ele “tapa” as rachaduras do ovo. Sua composição contém substâncias que, de certa forma, coagulam as proteínas do ovo, o que impede que o ovo estoure e fique deformado. Quando adicionado antes de ferver, o vinagre impede que os ovos rachem, mantendo a casca junta.

Redemoinho e como colocar o ovo na água
Adicione o sal e o vinagre e comece a girar a água para o mesmo lado, com a ajuda de um fouet ou colher, até formar um redemoinho. Chegue com a xícara bem perto do centro do redemoinho e largue o ovo.

Coloque vinagre em um copo de vidro transparente. Adicione o ovo. Deixe-o no recipiente por 24 horas. Ao passar o tempo, você observará que, dada a uma reação química, a casca do ovo desaparece.

Colocá-los em água quente vai fazer a casca rachar e vazar a clara. Outra dica é colocar uma pitada de sal na água para selar a casca e evitar vazamentos na hora de cozinhar.

Com a adição do vinagre, irá ocorrer a alteração na carga líquida da proteína de albumina, causando repulsão eletrostática e ruptura de algumas pontes de hidrogênio, ocasionando sua precipitação e desnaturação.

Isso ocorre porque a água do vinagre consegue passar através dos minúsculos poros da membrana que envolve o ovo, por isso ele incha. Esse fenômeno é chamado de osmose.

Alvejante e vinagre
Então surge sempre a possibilidade de aumentar a eficácia do produto com o vinagre. A verdade é que combinar esses dois ativos pode gerar um vapor altamente corrosivo. Assim, você abre a possibilidade de ele atingir pulmões, intoxicar o organismo e até queimar a pele.

Isso ocorre graças a um fenômeno denominado osmose, no qual as moléculas de água do vinagre passam pelos poros da membrana semipermeável ao redor do ovo. Desse modo, a água sai do meio menos concentrado (vinagre) para o mais concentrado (interior do ovo), inchando-o.

Para melhorar a qualidade da casca e prevenir problemas de calcificação é de suma importância que as aves iniciem a postura com uma reserva de cálcio adequada, o que exige uma medula óssea bem formada. O cálcio da medula óssea está sempre disponível para a formação da casca.

O ovo afunda porque é mais denso do que a água. Quando se dissolve muito sal de cozinha (cloreto de sódio) na água a densidade da mistura água+sal (água salgada) aumenta e passa a ser superior à densidade do ovo. Logo, o ovo flutua em água muito salgada.

Isso acontece porque assim que é posto, ele preenche quase todo o volume no interior da casca e tem apenas uma pequena bolsa de ar. No entanto, com o passar do tempo, o ovo vai perdendo água de seu interior pelos poros da casca e fica menos denso.

Procedimento: - Coloque o ovo no recipiente e adicione cerca de 250 mL da solução fria supersaturada de açúcar; - Deixe o sistema em repouso por pelo menos mais um dia; - Após esse período, retire cuidadosamente o ovo da solução de açúcar, lave-o e compare seu tamanho com a de um ovo normal.

Refrigeração
No entanto, devem ser guardados em um compartimento em que a temperatura não sofra muitas variações. Ou seja, bem longe da porta! Como estamos sempre abrindo e fechando a geladeira, isso acaba gerando uma grande variação na temperatura, o que pode prejudicar a integridade dos ovos.

Para mim, perfeito é acordar em um domingo de manhã, fritar um ovo de gema mole com clara bem crocante e pingar algumas gotas de vinagre por cima, quando está pronto.

Coloque uma colher de chá de vinagre sobre a água e os ovos após colocá-los em um lugar mais frio. Cubra a panela com a tampa e deixe descansar na água quente por ao menos 15 minutos. O vinagre ajudará a deixar os ovos mais fáceis de serem descascados.

Um ovo cozido por dia, dormido em vinagre, essa é a receita que promete ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue daqueles que já têm diabetes.

"Não há restrição de consumo, desde que o alimento seja de boa procedência.

12 minutos

Só pode guardar na geladeira o ovo que foi cozido por 12 minutos e está com a gema firme. Guarde com casca em pote muito bem fechado por 2 dias. Se preferir guardar descascado, coloque dentro de um pote cheio de água filtrada (os ovos devem ficar imersos) e bem fechado.

Portanto, assim como o calor, o álcool também atua sobre a albumina presente na clara do ovo, causando a sua desnaturação proteica. O álcool, inclusive, pode ser usado como desinfetante porque ele penetra e dissolve permanentemente a estrutura proteica de uma bactéria.

A proteína albumina da clara do ovo torna-se opaca e sólida pela desnaturação provocada pelo calor do fogão e não retornará ao seu estado original de ovo cru, mesmo quando esfriar.