O que significa situação da requisição pago total informado ao juízo?

Perguntado por: ecorte . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Se no campo “Situação da Requisição” aparecer a informação “Pago Total - Informado ao Juízo”, significa que o segurado já pode sacar seu dinheiro.

Qual o prazo para pagamento do RPV ou precatório? O Requisitório de Pequeno Valor (RPV), utilizado para pagamentos de valores até 60 (sessenta) salários mínimos, tem o prazo de até 60 (sessenta) dias para pagamento, a contar da data de protocolo no Tribunal.

Resposta: Informações sobre pagamento de precatórios ou RPVs podem ser consultadas na página Precatórios, do TRF2, clicando no link Consulta ao público.

O prazo para realizar o procedimento poderá ser, em média, de 10(dez) dias a contar da disponibilização do Alvará pela Justiça do Trabalho.

R. A liberação dos valores depositados em RPVs será realizada pelo banco depositário, no prazo de até 48 horas, a contar da apresentação dos documentos necessários para o saque ao gerente, podendo esse prazo ser ampliado para o dobro (§1º do do art. 49 da Res. 822/2023 - CJF).

Após a sentença judicial, o Estado tem até 60 dias para efetuar o pagamento da dívida.

É muito simples consultar precatórios, para buscar as informações por conta própria, basta acessar o site do Tribunal responsável pelo processo. Nas plataformas de cada um, através de consulta online, é possível verificar o status do processo, a lista e ordem de pagamento, além do valor inicial a ser recebido.

O depósito judicial funciona como uma garantia de pagamento durante o andamento do processo judicial. Desse modo, o juiz determina que a quantia seja depositada em uma conta específica para garantir o pagamento à parte vencedora do processo.

O precatório é pago se o valor atrasado for acima de 60 salários mínimos e pode demorar de 1 ano e meio até 2 anos para ser pago. Essa demora acontece por se tratar de uma condenação maior. Os precatórios são liberados somente uma vez a cada ano. Em 2021, os valores saíram no mês de julho.

Como a RPV e o precatório judicial possuem prazos diversos de pagamento, esse fato, segundo o INSS, beneficia o advogado, que irá satisfazer seu crédito muito antes do próprio cliente, que receberá o crédito principal por precatório, situação teratológica que merece reforma pela via recursal.

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias. Contudo, na prática, não é isso que acontece.

Precatórios e RPVs da Justiça Federal podem ser sacados com procuração ad judicia. Os advogados de causas ajuizadas na Justiça Federal podem utilizar a procuração ad judicia – outorgada pelo cliente no início da ação – para sacar precatórios e requisições de pequeno valor (RPVs).

A Requisição de Pequeno Valor (RPV) é a espécie de requisição de pagamento de quantia em que o ente público foi condenado por meio de processo judicial. Cada ente devedor poderá fixar um valor para expedição de RPV, desde que não seja inferior ao valor do maior benefício do Regime Geral de Previdência Social.

O pagamento será por meio de RPV quando o valor não ultrapassar 60 salários mínimos.

Verifica-se que a sentença foi proferida e o alvará expedido no dia 19/02/15. Este documento, o Alvará, é normalmente utilizado para receber / sacar quantias. Desta forma, aparentemente, o dinheiro relativo a ação já foi liberado. É interessante que você procure o seu advogado para confirmar as informações.