O que significa terreno de aluvião?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Aluvião é o acréscimo de terras à propriedade imóvel, que ocorre na margem das águas correntes, ou pelo desvio das águas destas, de maneira sucessiva e imperceptível.

O aluvião ocorre quando vai sendo acrescentada uma certa quantidade de terra na margem de um rio, pelas mesmas razões da formação de ilhas.

O ouro de aluvião normalmente assume a forma de pó, lascas finas ou pepitas. A primeira etapa da mineração do ouro de aluvião consiste em recolher o material do leito do rio dragado e separar a fração pequena de areia (onde o ouro é encontrado) da fração mineral maior.

O ouro de aluvião foi encontrado no vale do rio Doce e do rio das Mortes. Essa descoberta provocou uma grande migração para a região de Minas Gerais.

O ouro de aluvião era obtido através de fragmentos que se desprendiam de rochas matrizes. Entre os séculos XVII e XVIII era inexistente qualquer recurso tecnológico que pudesse buscar o ouro diretamente dessas rochas mais profundas. Com isso, a capacidade de produção das jazidas era bastante limitada.

Aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentença, a qual servirá de título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis.

A avulsão ocorre por força natural, de forma violenta, é passível de indenização, em um lapso temporal rápido. Já o aluvião, apesar de também ocorrer de forma natural, é vagaroso, não é passível de indenização e ocorre em um lapso temporal significativo.

Se a invasão do imóvel foi derivada de violência, a posse é injusta uma vez que o invasor sabe da oposição do proprietário, e então não pode ser convertida em propriedade. Se a invasão foi feita sem violência, deve-se analisar o caso concreto.

Os bandeirantes encontraram ouro nas proximidades de onde atualmente se localiza Sabará, sendo que a matéria encontrada foi o ouro de aluvião, achado no leito dos rios, sendo necessário remexer o leito dos rios e peneirar a terra para então encontrar as pequenas pedras de ouro.

No ano de 1696, uma dessas expedições localizou jazidas de ouro nas regiões montanhosas de Minas Gerais, onde teve início a ocupação do Vale do Ouro Preto. O principal metal precioso encontrado na região foi o ouro, o qual era inicialmente visto na forma de aluvião às margens de rios, córregos e riachos.

Os primeiros grandes depósitos de ouro foram encontrados em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Dessa forma, após o declínio da exploração da cana-de-açúcar, a descoberta do ouro no brasil impulsionou a extração e exportação dos minérios, tornando essa atividade a principal desta fase colonial.

Assim como outros metais, o ouro surgiu a partir de uma fusão nuclear. Acredita-se que, há bilhões de anos, elementos complexos como ele resultaram da combinação de elementos mais simples a altas temperaturas, como o hélio e o hidrogênio. Isso ocorreu durante a formação do Sistema Solar.

O ouro dos tolos é a pirita (dissulfeto de ferro), que, na verdade, só tem aparência de ouro, seu valor é apenas uma fração do valor desse metal precioso. O ouro é um elemento metálico bastante precioso em virtude de algumas propriedades importantes que ele apresenta.

A origem do Ouro
O ouro surgiu no espaço, há mais de 5 bilhões de anos atrás, antes mesmo do planeta Terra existir. Esse fenômeno ocorreu através de violentas explosões estelares, denominadas supernovas,que transportaram não só o ouro, como outros tipos de metais importantes.

O ouro é frequentemente encontrado em solos que contêm rochas sólidas compostas de cinzas vulcânicas, chamadas tufos calcários. Uma análise revelará que o solo próximo a uma veia de ouro terá quartzo, feldspatos, feldspatoides e outros minerais de cor clara.

Os primeiros exploradores do ouro do Jaraguá teriam sido o português Afonso Sardinha, o Velho, e seu filho, Afonso Sardinha, o Moço. Eles começaram a extrair as jazidas nos arredores da atual cidade de São Paulo e na Serra da Mantiqueira por volta de 1580.

Ou seja, grande parte do ouro do Brasil ia, no fim, para Inglaterra, que se preparava para uma transformação econômica que viria a se concretizar com a Revolução Industrial.

O ouro é frequentemente encontrado em solos que contêm rochas sólidas compostas de cinzas vulcânicas, chamadas tufos calcários. Uma análise revelará que o solo próximo a uma veia de ouro terá quartzo, feldspatos, feldspatoides e outros minerais de cor clara.

Os principais teores do ouro são:
Assim, o ouro 24K é composto por 24 partes de ouro. O ouro 18K, por outro lado, possui 18 partes de ouro para 6 de outros materiais.

15 anos

Trata-se de uma forma originária de aquisição de imóvel que tem como objetivo atingir a função social da propriedade. Nas áreas urbanas, ela também é possível na forma do artigo 1.238 do CC, que disciplina a chamada usucapião extraordinária, com exigência de posse por 15 anos sem interrupção nem oposição.

102 que "Os bens públicos não estão sujeitos a usucapião". Nesse mesmo sentido, ainda sob a égide do Código Civil de 1916, o STF editou a Súmula n. 340, segundo a qual, "Desde a vigência do Código Civil, os bens dominicais, como os demais bens públicos, não podem ser adquiridos por usucapião".