Estou devendo 4 parcelas do terreno posso perder o terreno?

Perguntado por: eornelas4 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

E a resposta é simples. Você não perde o lote porque ele nunca foi seu. O que você tem é a posse direta do imóvel e a expectativa de ser o dono dele quando terminar de pagar. O que acontece se você deixar de pagar as parcelas é que a construtora poderá reivindicar a retomada da posse do imóvel.

De acordo com a legislação, depois de três parcelas em atraso no financiamento imobiliário, a instituição financeira poderá tomar o imóvel. “O máximo de atraso que pode acontecer representa o não pagamento de três parcelas.

O que poderá ocorrer caso o consumidor não consiga pagar as prestações do financiamento? Nestas situações, onde consumidor deixa de pagar as prestações do contrato, o banco poderá ingressar com ação de execução da dívida ou com ação de busca e apreensão do bem alienado (veículo, etc).

O PERECIMENTO pode ser visualizado na hipótese de demolição de um imóvel que ameaçava desabar ou também no caso de uma ilha que deixou de existir em razão do avanço do mar. Nas duas hipóteses visualizamos bens que desapareceram.

A verdade é que não existe um prazo determinado pelas instituições financeiras para que um imóvel seja levado para leilão, mas, ao longo dos anos de experiencia, verificamos que este período varia entre três a cinco meses de atraso no financiamento.

Um terreno ou imóvel vai a leilão quando os seus proprietários deixam de pagar dívidas que estão sendo cobradas pelos credores. Esses bens acabam sendo vendidos para quem se interessar por valores mais baixos e podem ser um excelente negócio para quem deseja investir o seu dinheiro.

Não. Isto porque o imóvel financiado pertence ao banco e não ao indivíduo. Sendo assim, este imóvel não pode ser penhorado para pagar dívida.

Terreno não edificado pode ser penhorado quando não destinado à unidade familiar. Imóvel não edificado pode ser penhorado para quitação de dívida dos seus proprietários quando o lote não configurar a residência do casal ou da entidade familiar.

Quantas parcelas posso atrasar no financiamento de veículo antes da busca e apreensão? De acordo com a nova lei de busca e apreensão de veículo 2022, a partir da primeira parcela atrasada o banco ou a instituição financeira já pode ajuizar uma ação para reintegração de posse.

Financiamento bancário
Você pode atrasar até duas parcelas sem nenhum problema. Se fizer o pagamento delas antes do vencimento de uma terceira prestação, o contrato segue normalmente. Nesse caso, o credor vai cobrar multas e juros dessas duas prestações.

Como fazer. O trabalhador interessado em quitar parcelas não pagas deve procurar o banco onde fez o financiamento habitacional. O mutuário assinará um documento de Autorização de Movimentação da Conta Vinculada do FGTS para poder abater até 80% de cada prestação, limitado a seis parcelas atrasadas.

De acordo com as regras do financiamento imobiliário, após três parcelas em atraso, são o limite que o banco aceita. Após isso , a dívida pode ser executada e, consequentemente, o imóvel ser leiloado. Isso porque o bem, passar a pertencer à instituição e só volta para o contratante após ele quitar a dívida em atraso.

Quitar financiamento imobiliário: qual é a melhor forma?

  1. Amortização é alternativa para quitar a dívida em menos tempo e reduzir o valor total a pagar.
  2. Quanto mais parcelas no financiamento, maiores os juros.
  3. A amortização pode ser feita diretamente com o banco que fez o financiamento.

Assim, para quitar um financiamento mais rápido, você precisa acelerar o pagamento do valor principal da dívida, ou seja, a amortização do financiamento. E é claro, sempre vale prestar atenção não só na taxa de juros, mas também no Custo Efetivo Total (CET) da operação.

O direito de propriedade, sendo eterno, só poderá ser perdido pela vontade do dono – através de alienação, renúncia, abandono – ou por alguma outra causa legal, como o perecimento, a usucapião, a desapropriação, etc.

Quando o município considera de utilidade pública ou interesse social o imóvel de um particular, ele poderá subtrair a propriedade para utilizá-lo em benefício da coletividade através de uma Ação de Desapropriação.

Durante todo o período em que as parcelas estão em aberto, ele corre o risco de perder a casa própria. Caso o cliente atrase as prestações, o imóvel pode ser levado para leilão extrajudicial, ou seja, um processo que tramita no cartório e acontece de forma muito rápida.