O que significa tirar as cinzas do altar?

Perguntado por: iramos . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

As cinzas representam tudo o que não é bom para nós e o resto de nossa fragilidade humana, que precisa ser retirado para que o altar esteja sempre limpo e consagrado.

12 E o fogo sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das aofertas pacíficas. 13 O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

O altar da Igreja precisa ser restaurado, espiritualmente falando, para que o fogo de Deus se manifeste no meio do povo de Deus. É preciso fazer concertos antes, então a manifestação do Senhor é livre abundante no culto.

Uma urna sagrada pode custar até R$ 2 mil no mercado. Depois de depositadas as cinzas, a urna costuma ser colocada em um local sagrado, que pode ser dentro da casa dos familiares ou em uma instituição religiosa.

O fiel pode retirar as cinzas da testa quando desejar, não havendo nenhum tempo determinado para mantê-las: o importante não é o sinal externo, mas a sincera postura interior de penitência e conversão.

As cinzas são um símbolo que representa o arrependimento, mas também a mortalidade e fragilidade do homem.

As cinzas das queimadas são compostas por grande quantidade de nutrientes (cálcio, fósforo, magnésio, nitrogênio, entre outros) que fertilizam o solo, e, por isso, favorecem o crescimento de plantas.

Além da proteção extra pra folhas e substrato, as cinzas entregam um complemento de potássio pro seu jardim e vaso, um macronutriente importante pras plantas.

O sacerdote, pela manhã, tiraria as cinzas e colocaria mais lenha – o fogo no altar não deveria apagar-se jamais. Na liturgia do altar o fogo era um elemento indispensável e altar sem fogo era altar em ruínas. O fogo no altar era sinal da presença do próprio Deus. Até que a beleza de Cristo se veja em mim!

Gente, o altar é um item de religião e espiritualidade com um grande significado religioso. É indicado pra aumentar a conexão com o espiritual, criar vibrações positivas pra alma e pro local, além de tornar um lindo espaço dedicado ao divino.

A lenha no altar é um elemento simbólico e significativo em diversas tradições religiosas e culturais. Seja representando sacrifício, purificação ou transformação, a presença da lenha no altar nos leva a refletir sobre nossa fé, nossos valores e nossa conexão com o sagrado.

O altar que temos hoje é o que Cristo fez por Sua vida e expiação na cruz do Calvário. Portanto, baseados no fato de que temos um altar espiritual, hoje, podemos, também, ter intimidade com o Senhor.

30) - Elias restaura um antigo altar, possivelmente destruído pelos profetas de Baal, para oferecer o sacrifício ao Senhor.

Noé

De acordo com o autor bíblico, o primeiro altar que se tem conhecimento foi construído por Noé: “E Noé levantou um altar ao Senhor: tomou de todos os animais puros e de todas as aves puras, e ofereceu-os em holocausto ao Senhor sobre o altar” (Gn 8,20).

Onde é permitido jogar cinzas de cremação? As cinzas podem ser jogadas em locais com matas, lagos, rios ou até no mar. Vale reforçar que no processo da cremação não existem componentes químicos danosos ao meio ambiente. Vai mais do desejo da pessoa que se foi deixar isso bem claro aos seus familiares.

De acordo com o documento, se for escolhida a cremação, as "cinzas do defunto devem ser mantidas em um lugar sacro, ou seja, nos cemitérios, e a conservação das cinzas no ambiente doméstico não é permitida".

Igreja Católica proíbe fiéis de jogar as cinzas dos mortos ou guardá-las em casa.

8. Quem pode receber as cinzas? Qualquer pessoa pode receber este sacramental, inclusive os não católicos.

Onde depositar as cinzas humanas? São opções comuns depositar as cinzas em cemitérios e cinerários, colocar as urnas funerárias em um columbário, ou ainda levá-las para lugares específicos como debaixo de uma árvore ou jogar no mar.

Guardar as cinzas em casa ou no cemitério
Uma das principais vantagens da cremação é guardar a urna da pessoa que ama em casa, bem próxima da família. Assim, se pode sempre sentir na presença do ente querido e celebrar a vida sempre que possível.