O que significa trancamento total?

Perguntado por: ufreitas . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.4 / 5 9 votos

O que é o trancamento total de matrícula? O trancamento total cancela a matrícula do estudante em todas as disciplinas do atual semestre letivo.

O trancamento de curso é um recurso disponibilizado pelas instituições de ensino que suspende a sua matrícula por até dois anos. Dentro desse período, você pode escolher se quer trocar de curso, trocar de instituição de ensino ou continuar a graduação de onde parou.

Trancar significa deixar de frequentar o curso por um período, no qual existe a vontade de voltar e continuar de onde parou, sendo que não será cobrado nenhuma mensalidade enquanto a matrícula estiver trancada. E para fazer esse pedido, é necessário ir a secretaria e preencher uma solicitação por escrito.

dois anos

O processo de trancamento de matrícula pode variar entre instituições de ensino superior, já que cada uma delas definem suas regras para o trancamento, mas em média, o prazo para que você possa suspender sua matrícula para decidir se vai retomar o curso em outro momento ou até mesmo mudar, é de dois anos.

Trancamento Solicitado: se o aluno regular (não ingressante) não puder cursar disciplinas no período letivo, deverá solicitar Trancamento de Matrícula. O aluno pode permanecer com a matrícula trancada por, no máximo, 4 (quatro) períodos consecutivos ou não.

O trancamento pode ser feito durante certo período, disposto em regimento da instituição de ensino. Por outro lado, no cancelamento da matrícula não há reserva de vaga, de modo que o aluno perde o vínculo, e a vaga poderá ser preenchida por outro aluno.

Trancar a faculdade é um direito de todo estudante
Ou seja, a instituição não pode cobrar que você pague qualquer valor como taxa para fazer o trancamento e nem cobrar as mensalidades que você tenha eventualmente deixado em aberto.

3) Em quanto tempo posso voltar? Você deve voltar em até 2 anos depois do trancamento da matrícula. Pelo fato das faculdades sempre atualizarem a sua grade de matérias, caso fique afastado por muitos anos tudo o que você cursou será perdido.

Confira os 5 principais motivos para trancar a faculdade

  1. Problemas financeiros. Um dos principais motivos para trancar a faculdade são os problemas financeiros. ...
  2. Rotina estressante. ...
  3. Dúvidas quanto à escolha do curso. ...
  4. Necessidade de se especializar. ...
  5. Desejo de estudar e trabalhar fora do país.

Segundo o diretor do Procon Municipal de Vitória, Marco Aurélio Neiva Buaiz, o abandono de curso suspende o vínculo do aluno com a escola. E há casos de abandono em que os débitos continuam. Nesse caso, a cobrança das mensalidades é feita até o fim do período letivo.

O aluno que tiver interrompido seu curso por abandono ou trancamento pode solicitar seu retorno à Universidade. A solicitação é analisada pelo Setor competente, que indicará a série (período) em que o aluno deverá ser matriculado.

Tem que pagar para trancar a faculdade? Muitos alunos se perguntam se a faculdade pode cobrar multa por trancamento de matrícula. A resposta é não. Mesmo quando falamos de instituições privadas esta prática não é permitida e o aluno que for cobrado tem o direito de reaver o valor.

É possível trancar a faculdade a qualquer momento? O período para solicitar o procedimento começa com cada semestre letivo e vai até uma data definida no Calendário Acadêmico da instituição. Portanto, não é possível trancar a faculdade no meio do semestre, por exemplo.

Eles estão proibidos de cobrar taxas para a realização de procedimentos normais e necessários ao seguimento do curso, como segunda chamada de prova, por motivo justificado, revisão de nota, trancamento de matrícula ou disciplinas, justificativa de falta, aproveitamento ordinário de estudos, cadastramento de senha, ...

O processo para destrancar a faculdade é parecido com a transferência interna e externa. Você precisa se dirigir à instituição de ensino e formalizar o pedido. A partir de então, a faculdade analisará a disponibilidade para o semestre atual ou próximo, bem como a possibilidade de aproveitar os créditos já conquistados.

Em alguns casos, o trancamento de matrícula pode fazer com que o aluno continue pagando as mensalidades. Algumas instituições cobram até para que o estudante pague um certo valor para que sua vaga seja mantida. Em outras situações, caso o pagamento tenha sido feito de forma integral, o aluno pode solicitar o reembolso.

Isso porque, de acordo com o Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação, não há uma lei regulamentando o trancamento de matrícula em instituições privadas. Logo, cada faculdade cria seu próprio regulamento interno.

Entende-se por trancamento especial a suspensão automática de todas as atividades acadêmicas, a qualquer época, sem perda do vínculo regular com a Universidade nem prejuízo no cálculo do Índice de Desenvolvimento Escolar, concedida em situação excepcional, desde que devidamente comprovada.

Para trancar a faculdade basta fazer a solicitação na própria instituição. Mas é importante destacar que não há uma regra geral sobre o procedimento, então cada faculdade pode ter suas próprias normas. Por isso, é fundamental verificar em sua instituição quais são os passos e os prazos.

Caso decida voltar a estudar dentro desse período, o estudante retoma o curso de onde parou. Porém, se decidir voltar depois do prazo, precisa retornar ao primeiro semestre. Um aluno que tranca a faculdade tem duas opções: retornar para finalizar a graduação ou pedir transferência para um novo curso ou instituição.

Um dos principais motivos para não trancar a faculdade é que uma formação superior pode te destacar no mercado de trabalho. Em um mundo cada vez mais competitivo, ter um diploma universitário pode ser um fator determinante.