O que significa um castelo Mal-assombrado?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

1. [Brasil] Diz-se do sítio ou casa onde, segundo a crença popular, aparecem visões, fantasmas, almas do outro mundo.

adjetivo Coberto de sombra; sombrio. Cheio de assombro. Atônito, espantado, admirado. Aterrorizado, apavorado, assustado.

mal-assombrado 2 adj. || encantado, enfeitiçado; assombrado2. [Diz-se do sítio onde, segundo a crença popular, aparecem fantasmas (Bras.)] : Tornou-se logo alguma coisa de fantástico ou mal-assombrado para aquelas gentes simples.

Um castelo medieval tem características facilmente reconhecíveis como muros altos, torres, janelas pequenas, canhoneiras, etc. No calabouço, havia celas que acolhiam os prisioneiros de guerra. O ponto mais sensível deste tipo de construção era a entrada principal.

A vida no castelo pode parecer muito pacata nos dias de hoje, porém era bem agitada na época. O Grande Salão, por exemplo, reunia banquetes para a nobreza, além de espetáculos de dança, teatro e recitais de poesia! Com certeza seria um lugarzinho onde você passaria algumas horas adquirindo cultura.

O povo chamava o palácio de “castelo mal assombrado”, porque solitário no alto do morro, a cavaleiro de grande cadeia de montanhas mais baixas que o circundavam, de ambos os lados, o Palácio lembrava os castelos antigos, solitários, cheios de estórias e fantasmas, dos velhos países europeus.

Em grandes proporções; ENORMEMENTE: cresceu assombrosamente o número de assaltos a pedestres. [F.: Fem. de assombroso + -mente.] adv. || maravilhosamente, com assombro.

adjectivo. Que tem sobrado; assoalhado.

adjetivo Que se refere a morte ou que traz consigo a ideia de morte; fúnebre: pensamento macabro. Que incita o horror; de teor hediondo; horrendo, tenebroso.

1. Que ficou pasmo, hesitante ou indeciso, sem reação, diante ger. de algo inesperado, incompreensível ou absurdo: Ainda confuso após o atentado, parou perplexo em meio ao caos.

Significado de xântio
[Botânica] Gênero (Xanthium) da família das Compostas, que compreende ervas ásperas ou espinhosas, cujos frutos aderem à roupa ou ao pêlo dos animais, como os do carrapicho. Etimologia (origem da palavra xântio). Do grego xanthós + io.

Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Escrevamos, portanto, maldade e maldoso com a letra “l”. Quanto a “mau” e “mal”, pronunciados de forma muito semelhante no Brasil, vale lembrar que “mau” é adjetivo, portanto caracteriza substantivos, e “mal”, grosso modo, é advérbio, portanto modifica verbos.

1. Castelo de Batel – Curitiba (PR) Construído na parte nobre de Curitiba, no Sul do Brasil, este castelo foi idealizado pelo cafeicultor e cônsul honorário da Holanda Luiz Guimarães e é inspirado nos castelos franceses do Loire. A construção começou em 1924 e foi concluída em 1928.

A principal função de um castelo não era servir de residência para o senhor feudal, mas sim como uma construção fortificada para proteger o feudo. Para entender porque é que eles surgiram, é preciso pensar sobre a Idade Média (entre os séculos 5 e 15). O período histórico surgiu após a dissolução do Império Romano.

Castelo de Praga

O maior castelo do mundo, de acordo com o Guinness Book of World Records, tem uma área de quase 70 mil metros quadrados. Trata-se do Castelo de Praga, localizado na capital da República Tcheca.