O que tem dentro de um castelo?

Perguntado por: fguimaraes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Um castelo medieval tem características facilmente reconhecíveis como muros altos, torres, janelas pequenas, canhoneiras, etc. No calabouço, havia celas que acolhiam os prisioneiros de guerra. O ponto mais sensível deste tipo de construção era a entrada principal.

Para fins de identificação divide-se o castelo em três partes: torre central com a porta de entrada e as duas seteiras, torres laterais e a base. Para o desenho do castelo basta a medida da altura.

No meio de tudo isso é que ficavam as outras estruturas nas quais viviam o senhor feudal, sua família, soldados e alguns súditos. Atrás dos muros havia a torre onde vivia o senhor feudal, a capela, os estábulos, os poços e os salões de exposição. Há controvérsias sobre qual seria o maior castelo já construído.

Bem no coração de Curitiba, capital paranaense, existe um castelo inspirado no estilo típico do Vale do Loire, na França, o Castelo Batel, no bairro mais nobre da cidade. Construído durante a década de 1920 a mando do cônsul da Holanda, Luís Guimarães, o castelo já foi residência oficial do governador do Paraná.

No interior dos castelos eram realizados numerosos banquetes e diversas festas. No período do renascimento urbano e comercial (XI-XII), as muralhas dos castelos foram deslocadas, aumentando significativamente o espaço territorial dos castelos em razão do crescimento comercial e proliferação das feiras medievais.

Enquanto na Idade Média os castelos serviam tanto como proteção contra inimigos quanto como moradia para famílias nobres, atualmente muitos passaram a abrigar museus. Contudo, ainda há alguns onde é possível morar de verdade ou alugar para temporadas.

Palácio de Buckingham

Palácio de Buckingham, em Londres, na Inglaterra
O site CompareCamp.com listou as 10 propriedades mais caras do mundo e a quem pertecem. No topo da lista está o Palácio de Buckingham.

Viver em castelos medievais não se resumia apenas a festas intermináveis e banquetes extravagantes. Na verdade, a vida nessas enormes construções era algo um tanto complicado, mesmo para a classe alta. Salas escuras e sombrias, além de questões envolvendo a falta de higiene eram apenas alguns dos problemas mais comuns.

Cavaleiros e Soldados
O pessoal de um castelo pode ser dividido em dois grandes grupos: soldados e empregados domésticos. Os primeiros, às vezes conhecidos como pessoal mesnie, eram liderados pelo marechal e responsabilizados pela defesa do castelo.

Construída em 1703, a habitação em Londres possui 77 mil metros quadrados e tem 775 cômodos, que incluem 19 quartos de Estado, 52 quartos reais e de hóspedes, 188 quartos para funcionários, 92 escritórios e 78 banheiros, entre outros. Atualmente é a residência oficial da Rainha Elizabeth II.

Por definição, castelos são construções fortificadas e muito grandes da Idade Média, e serviam de residência real ou feudal. Os castelos tinham objetivo de servir de proteção, e não de ser um lugar glamoroso, como os palácios.

Os castelos medievais foram construídos quando a Europa Ocidental foi invadida pelos povos nórdicos, durante a Idade Média. Eles eram todos cercados de grandes muralhas e tinham torres, para que os arqueiros e outros guerreiros ficassem a postos vigiando e sempre preparados para agir.

Se você nasceu na cidade de CASTELO deve ser chamado de CASTELENSE pelos seus amigos.

Os castelos começaram a ser construídos por volta do ano de 800 sobre ruínas de construções e fortificações romanas. Esses primeiros castelos eram estruturas de madeira protegidas por paliçadas e mais tarde, muros de pedras e rochas.

Para se ter uma ideia do tamanho deste complexo, o Castelo de Praga (Pražský hrad, na língua tcheca) é considerado o maior castelo do mundo segundo o Guinness Book, o Livro dos Recordes.

A verdade é que não é de estranhar que Espanha tenha essa classificação, pois tem o privilégio de ser o país da Europa que tem mais castelos (cerca de 2.000). Muitos dos castelos que agora te mostramos são museus, recebem noites musicais, apresentações teatrais.