O que significa Ya EFUN no candomblé?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 25 de maio de 2023
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Em um cargo de mesmo nível hierárquico vem a Iya Efun ou o Babá Efun. Fica aos seus cuidados a pemba, tintura em pó que é passada no corpo dos Yaôs (iniciantes ao culto aos Orixás) durante o ritual do batizado no Candomblé Ketú.

Origem: ImportadoPaís: Nigéria. Kit com 12 unidades do pó magico, giz africano Efun (Efum). Muito usado em rituais de magia, aplicável em vários tipos de rituais, principalmente nas religiões de matriz Africana como Umbanda e Candomblé.

É um pó amarelo de uma árvore sagrada chamada Pterocarpus osun, corroída naturalmente pelos cupins. É utilizado para marcar os signos dos odus no Opom-ifá, nos rituais sagrados de Ifá, Orumilá, Odudua, alguns orixanlá, orixá funfum e na preparação do merindilogum. Também chamado de pó de ossum pelo povo do santo.

também conhecido como pemba durante a iniciação. com um banho de ervas sagradas. nos rituais afro brasileiro. naturalmente de efun nos terreiros de candomblé.

jibonan: o cargo de jibonã (ji- dar/bí-nascer/onã-caminho — “dá caminho ao nascimento”,é a mãe ou pai /que cria e são responsáveis pela reclusão do iyawo. Iyamoro: Responsável pelo Ipadê de Exú. Junto com a Agimuda, Agba e Igèna. Iyaefun/Babaefun: Responsável pela pintura dos Iyawos.

essa família de orixás funfuns é a daqueles que utilizam o efum (giz branco) para enfeitar o corpo. São-lhes feitas oferendas de alimentos brancos como: pasta de inhame, milho, caracóis e limo da costa.

Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.

O dono das matas e dos animais.
Hábil estrategista, é o caçador de uma flecha só, também chamado pela alcunha de Odé, caçador. Corresponde aos minkisi Tauamin, Kabila e Ngunzu, minkisi caçadores na tradição do Candomblé Angola.

Ogum, no sincretismo religioso conhecido como São Jorge, São Sebastião e até mesmo em algumas regiões, como Santo Antônio, é o orixá guerreiro. “É nosso protetor na guerra do dia-a-dia para defender o pão, nos guardar das violências e dos ataques”, explica Pai Ricardo, da Casa Pai Jacob do Oriente.

Sincretismo religioso
A ela pertence o ventre da mulher e é por isso que esse orixá feminino controla a fecundidade, sendo profundamente ligado às crianças. Dona das águas doces, Oxum gosta de usar colares, jóias, espelhos, perfumes e assim é considerada a deusa da beleza, da riqueza e da prosperidade.

Tem como função reequilibrar a pessoa, trazendo paz para o Orí/juízo/cabeça de quem tomar. É um banho composto por folhas de Yemanjá, e Oxalá. Leia a bula do banho e o modo de uso. Tem o intuito de tirar todas as energias ruins que estejam na pessoa, por exemplo, a energia da INVEJA (OLHO GROSSO).

O principal objetivo do Ebó é transformar ou equilibrar dificuldades, seja na saúde, trabalho, família, amor, justiça ou em outras situações da vida.

O Ogô é o nome dado ao instrumento de Exu, um bastão em formato fálico, tradicionalmente feito de madeira, que guarda imensos poderes. É o simbolismo do poder de criação, capaz de perpertuar a vida. Muito utilizado nos rituais de religiões de matriz africana.

Mas afinal, o que é uma ekedi? Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.

Ialorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira. Iaquequerê (mulher): mãe-pequena, segunda sacerdotisa do axé ou da comunidade.