O que significa a palavra Abian no candomblé?

Perguntado por: ogois6 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

A junção destas duas palavras formou o termo abian, que quer dizer “aquele que começa um novo caminho”. Ou seja, o abian é aquele que está começando um novo caminho, uma nova vida espiritual.

Existem aqueles que possuem a condição de entrar em transe, de serem possuídos por seus orixás ou por outros espíritos. Diz- se que esses são médiuns rodantes, que “rodam no santo” ou “viram no santo”.

A iniciação ou feitura “faz” a pessoa como filha de um santo e faz o santo ou orixá individual de quem ela é filha.

Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.

Abian: uma iniciação religiosa e social
A junção destas duas palavras formou o termo abian, que quer dizer “aquele que começa um novo caminho”. Ou seja, o abian é aquele que está começando um novo caminho, uma nova vida espiritual.

Hierarquia do Candomblé Banto
Tata-de-inquice - Zelador. mameto-de-inquice - Zeladora. Tata Ndenge - pai-pequeno. Mametu Ndenge - mãe-pequena (há quem chame de Cota Tororó, mas não há nenhuma comprovação em dicionário, origem desconhecida).

Via de regra, são:

  • Iyalorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai-de-santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.
  • Iyaegbé / Babaegbé: É a segunda pessoa do Axé. Conselheira, responsável pela manutenção da ordem, tradição e hierarquia.
  • Iyakekerê / Babakekerê: Mãe-pequena / Pai-pequeno do Axé ou da comunidade.

O quelé é uma aliança que tem a finalidade de unir o sagrado com o iniciado, num simbolismo de casamento perfeito com o seu orixá, usando restritamente no pescoço, na iniciação, obrigação de três, sete, quatorze e vinte e um anos de feitura.

Essas cobranças são caracterizadas por infortúnios ou acontecimentos desastrosos que acometem a vida do sujeito, com o objetivo de deixá-lo ciente de que os acontecimentos são fruto de uma cobrança do Divino, o qual se mostra desgostoso pelo rumo que a vida do médium está seguindo, compondo uma forma de pedir o retorno ...

"Bolar", ou "cair no santo", é indício da necessidade da futura iniciação. Geralmente acontece quando a pessoa participa de um "toque" e o orixá a incorpora, ainda no estado que os adeptos denominam de "bruto" (ainda não assentado ou "feito"). Bolar, aparentemente, é como desmaiar.

Ele é o mensageiro e a testemunha do Pai e do Filho. O Espírito Santo manifesta-Se a homens e mulheres na Terra como o poder e como o dom do Espírito Santo. O poder pode vir a uma pessoa antes do batismo. Trata-se do testemunho convincente de que Jesus Cristo é nosso Salvador e Redentor.

Existem mais de 400 orixás na mitologia iorubá, mas alguns deles se tornaram mais famosos no Brasil, como é o caso de Exú, Oxalá, Ogum, Oxóssi, Iemanjá, Xangô e Iansã.

Pode ser comida, mas também um monte de outras coisas: tem quizilas que proíbem a pessoa dormir fora de casa, de usar chinelos, de sair à meia-noite, de fazer festa... (Depoimento de Genivaldo, pai de santo).

A assessoria de comunicação da influencer explica à Marie Claire que, dentro do candomblé, raspar a cabeça é uma grande prova do seu amor e devoção ao espírito, é o desprendimento da vaidade, em nome da fé.

Na feitura de Yawô, como envolvem diversos fundamentos, além das roupas e ferramentas dos Orixás, o custo fica maior, cujo mínimo seria de R$ 5.000,00 a R$ 8.000,00. (roupas da saída, supermercados, ebós, assentamentos e bichos).