O que significado à palavra taperebá?

Perguntado por: ucosta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

substantivo masculino O mesmo que cajá (fruto). Taperebá-açu: O mesmo que cajá-mirim-doce. Taperebá-cedro: o mesmo que taperebá-açu. Taperebá-do-sertão: o mesmo que cajá-mirim-doce.

"Taperebá e o Cajá são basicamente as mesmas frutas, mas as diferenças ficam por conta do terroir e por conta disso o Taperebá tem um sabor mais cítrico e o cajá mais doce".

Com um sabor doce e refrescante, o taperebá é uma fruta típica da região amazônica que tem ganhado cada vez mais espaço nos mercados e nas mesas brasileiras. Originária da Amazônia, a fruta tem uma casca dura e espinhosa e sua polpa é amarelo-alaranjada, com uma textura cremosa e um sabor que lembra maracujá e manga.

O Taperebá é o fruto da cajazeira (Spondias mombin L.), árvore da família das Anacardiáceas que está presente em vários estados brasileiros, especialmente nos das regiões Norte e Nordeste, como nos estados de Sergipe, Paraíba Pernambuco, Alagoas, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

O ferro presente no Taperebá fortalece o organismo, prevenindo resfriados e constipações. A quantidade de cálcio presente na fruta ajuda no fortalecimento dos ossos e dos dentes.

Na Amazônia, por exemplo, é chamada de taperebá. Já no Sul leva o nome de cajazeira ou cajá mirim. Se adapta bem aos climas úmido, sub-úmido e quente. A árvore, que pode alcançar até 25 metros de altura, tem um fruto de casca fina e de cor amarelo-laranja, com polpa ácida e saborosa.

1 Fruto da cajazeira; ambaló, ambaró, cajá-mirim, tapareba, taperebá, taperibá, tapiriba.

A família Anacardiaceae agrupa diversas espécies frutíferas como as Spondias (cajá, umbu, serigüela, cajarana, umbu-cajá), o cajueiro (Anacardium occidentale L.), a mangueira (Mangifera indica L.)

Fruto, assim como a ceriguela, pertencente à família Anacardiaceae, o cajá é também chamado cajá-mirim ou taperebá no Brasil; prunier mombin na Guiana Francesa; ciruela de monte e jocote na Guatemala; ciruela amarilla no México e Equador; jobo na América Central; hogplum ou yellow mombin na América do Norte.

Sim, a fruta é uma cajamanga (Spondias dulcis), também conhecida pelos nomes de cajarana, taperebá-do-sertão e cajá-anão. Outras espécies relacionadas que ocorrem no Brasil são umbu, umbu-cajá, seriguela e cajá.

O fruto ajuda também a combater doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes e é rico em cálcio, fósforo e ferro, nutrientes que auxiliam, entre outras coisas, a fortalecer a imunidade. “A principal propriedade do umbu são as vitaminas do complexo A, complexo B e complexo C.

O caja e a cajarana possuem sementes em seus endocarpos. No caja, o numero de sementes por endocarpo variou de zero a cinco, com 40% dos endocarpos contendo mais de uma semente; na cajarana a variacao foi de zero a seis sementes, sendo que 90% dos endocarpos tinham mais de uma semente.

A cirigüela tem casca vermelha e é fácil de ser distinguida das demais espécies pelo seu porte rastejante e pelo fato de seus frutos se formarem ao longo dos troncos ao contrário do cajá-manga e do cajá-mirim, que são terminais (pendem de um cabo).

O início da produção ocorre 5 anos após estabelecimento. A polpa firme, agridoce e amarela é usada para produção de marmelada, conservas, sorvetes e refrigerantes.