Qual é o significado da palavra azeite?

Perguntado por: ivarela6 . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

1 Óleo que se extrai da azeitona. 2 por ext Óleo extraído de outras plantas. 3 por ext Óleo extraído da gordura de certos animais.

Sabiam que a palavra portuguesa Azeite vem do Hebraico? "HaZayit" e significa "A Azeitona", sendo "Ha" o artigo definido e "Zayit" o substantivo de Azeitona. SHEMEN SHEL ZAYIT significa Oleo de azeitona; ETZ HAZAYIT significa Árvore da Azeitona.

I Samuel 16.1 "enche o teu vaso de azeite e vem.." Introdução: Quando parece que existe algo impedindo sua vida espiritual é o momento de uma decisão e uma mudança que te retorne ao progresso que Deus tem para você.

Vinho. O samaritano também verteu vinho nas feridas para limpá-las. Alguns autores cristãos posteriores viram esse vinho como a palavra de Deus — algo que dói mas purifica — mas a interpretação dos antigos cristãos associava o vinho ao sangue de Cristo, simbolizado pelo sacramento (ver Mateus 26:27–29; 3 Néfi 18:8–11).

O azeite de oliva é um alimento considerado sagrado nas três principais religiões monoteístas do mundo: judeus, cristãos e muçulmanos celebram e ungem com o sumo natural da azeitona. Para todos é símbolo de luz e paz, para muitos representa conexões espirituais, a transcendência, o essencial!

O azeite de oliva é muito conhecido por ter propriedades benéficas para o coração e para o cérebro - afinal, é fonte de ácidos graxos (gorduras "do bem"), antioxidantes (que previnem a degeneração dos neurônios), minerais e vitaminas importantes para o sistema circulatório.

Na cabeça: O derramamento de óleo sobre a cabeça de um homem indicava que este homem havia sido separado para uma determinada tarefa a serviço do Senhor ( I Sm 10.1; Sl 23.5; Ec 9.8). No rosto: A unção do óleo no rosto tinha como objetivo a hidratação, e a proteção contra as forças da natureza (Sl 104.15).

Geograficamente, o azeite de oliva nasceu na região da Mesopotâmia - localidade que ficava no Oriente Médio, entre os rios Eufrates e Tigre, onde hoje é o Iraque. Na história, seu cultivo começou há muito tempo: cerca de 8 mil anos atrás.

Para a tradição judaica afirma que esta viúva (2 Reis 4: 1) era a esposa de Oba. dias, que escondeu os profetas do Senhor em uma caverna e os alimentou na época de Ahab. E o homem devia muito dinheiro que devia ser pago. Mas essa mulher não tinha dinheiro.

Pessoa como instrumento de Deus (Rm 9.21; 2Co 4.7).

Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra”.

A multiplicação do azeite da viúva nos traz uma lição de vida acerca do amor do Pai para com os seus pequeninos. Ele não abandona os seus servos, mas os ouve nas suas angústias. Nas horas mais difíceis Deus está preparado para atender o justo clamor dos necessitados.

A Viúva da Botija de Azeite lutou pelos seus filhos
(2 Reis 4:1). Outra lição que aprendemos com essa mulher é o amor pelos filhos demonstrado na sua atitude de lutar contra a situação. O credor queria levar seus dois filhos, porém, a viúva não aceitou isso e então ela se mostra disposta a fazer o fosse preciso.

Mas, o bom samaritano é aquele que sabe usar do perdão, da misericórdia para com seu próximo em todas as situações da vida. O bom samaritano, na verdade, o bom cristão, não é aquele que usa da vingança, não é aquele que usa do ressentimento, não é aquele que usa da mágoa.

Em sentido figurado, a palavra samaritano significa uma pessoa caridosa, que tem bom coração e se preocupa com os outros.

Samaritano é quem nasce em Samaria, uma região não vista com bons olhos pelos judeus. Mesmo assim, foi ele quem teve a atitude de interromper sua jornada para ajudar o próximo. Desde então, a expressão Bom Samaritano passou a representar essa pessoa que sabe ajudar ao próximo, sem olhar a quem.

O fruto da oliveira é a azeitona. A azeitona no tempo de Jesus servia para produzir quatro tipos de azeites: O óleo da unção, alimentação, iluminação e Sabão.

O óleo de oliva era produzido por esmagamento das azeitonas com um pilão num almofariz de pedra (em forma de tigela) ou em um a prensa de madeira; o jardim do Getsêmani recebeu seu nome de prensas de óleo para processamento de frutos colhidos no monte das Oliveiras.