O que somos afinal Sociologia?

Perguntado por: dfrutuoso . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Todo nós somos filhos, estudantes, moradores de um bairro e pertencemos a um território nacional. Criamos, individualmente ou em grupos, a nossa identidade e a nossa própria cultura. Damos o nome de sociedade a essa relação entre pessoas com características em comum e que se organizam para viver em coletividade.

Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber são considerados os pilares do pensamento sociológico moderno.

Sociologia é, grosso modo, a ciência que estuda a sociedade. Com o auxílio da economia, da ciência política, da antropologia e da psicologia, a sociologia busca compreender, de maneira estritamente científica, como os agrupamentos sociais humanos desenvolveram-se e como é possível intervir nesse desenvolvimento.

O homem tende à vida em sociedade porque nela, e somente nela, se torna plenamente humano. Pode-se, portanto, dizer que a vida política é para o homem a melhor das vidas possíveis. Um homem vivendo em sociedade está no seu lugar na hierarquia dos seres.

Para a sociologia, a sociedade é uma forma de organização das pessoas com base na cultura e nos sistemas institucionais de organização das comunidades, podendo ter diferenciações de acordo com o grau dessa organização.

O homem é um ser social, segundo Aristóteles, pois é de sua natureza viver em sociedade e, ao buscar a felicidade, ele só a encontra na convivência humana. Isso quer dizer que nós precisamos estar com outras pessoas, para conversar, dar risada, ir ao cinema etc.

Em termos simples, a sociologia é a ciência que se debruça sobre a própria sociedade e todas as suas ramificações, componentes e integrantes. Ela se dedica a compreender as formas de interação que temos uns com os outros, nossas organizações e os.

A rede de relacionamentos de que é formada uma sociedade é constituída por grupos menores, comunidades, que são formadas por grupos menores, as famílias. Esses núcleos da sociedade, família, comunidades, são grupos intermediários que socializam e integram os indivíduos ao grupo majoritário, que é a sociedade.

A sociologia se ocupa basicamente de cinco elementos: a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade. Page 5 OBJETO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA Page 6 OBJETO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA o objeto de estudo do sociólogo pode ser as diferentes organizações ...

Karl Marx, em sua teoria, elaborou uma análise científica do capitalismo, estabelecendo também a forma pela qual ele seria superado. Marx defendia que a história da humanidade era baseada na luta de classes, isto é, na luta de uma classe explorada contra uma classe de exploradores.

  • Auguste Comte. O filósofo francês Augusto Comte (1798 – 1857) é considerado um dos fundadores da Sociologia e o pai de uma corrente de pensamento denominada de positivismo. ...
  • Émile Durkheim. ...
  • Max Weber. ...
  • Karl Marx.

O objetivo da sociologia é estudar, entender e classificar as formações sociais, as comunidades e os agrupamentos humanos, para que outras ciências e técnicas possam apresentar propostas de intervenção social que resultem em melhorias na sociedade.

Os fatos sociais são definidos por Émile Durkheim como as formas de pensar, sentir e agir que acontecem de forma generalizada. Ou seja, os fatos sociais se repetem entre sociedades e indivíduos estudados.

A Sociologia mostra a necessidade de assumir uma visão do mundo mais ampla sobre como nos somos como somos e por que agimos como agimos. Nos ensina que aquilo que encaramos como natural, inevitável pode não ser bem assim e que os dados de nossa vida são influenciados por forças históricas e sociais.

Ele é responsável por toda a família, fornece, protege, organiza adequadamente a hierarquia nos relacionamentos. Acredito que o homem é responsável por todos os membros da família. A mulher deve aconselhar e o marido deve tomar decisões estratégicas.

O ser humano2 é uma unidade e uma totalidade. Portanto é inadequado se desenvolver doutrinas diversas sobre o ser humano: uma científica e uma filosófica, uma secular e uma religiosa, uma psicológica e uma sociológica. O ser humano é uma unidade indivisível.

Indivíduo e sociedade
Do ponto de vista das Ciências Sociais, o indivíduo é parte formadora de uma sociedade. Esta, por sua vez, é constituída a partir do conjunto de todas as relações sociais que os indivíduos mantêm entre si.