O que sustenta mais leite materno ou fórmula?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

O leite materno é, sem dúvida, o melhor alimento para o bebê. Ele tem os nutrientes em quantidade e qualidade ideais, além de ser gratuito, na temperatura certa e de fácil digestão, sendo o único que possui anticorpos e células de defesa que protegem o bebê.

Tecnicamente é aceitável misturar leite materno com o leite de formula numa única mamadeira. No entanto, embora isso seja possível é muito melhor oferecer ao bebê primeiro um leite e depois o outro.

Leite maduro é o leite propriamente dito, apresenta composição mais estável sendo completo dos nutrientes necessários a nutrição do bebê.

Além disso, as mamães também podem pensar: “o meu leite não está sustentando porque o bebê sente vontade de mamar toda hora”. Isso também é um mito. Na verdade, o leite materno é ótimo para a digestão do bebê. Por isso, no primeiro mês, é necessário que o bebê mame em intervalos mais curtos.

Considerando que o bebê se alimente exclusivamente do leite artificial na primeira semana de vida, um bebê recém-nascido mama em média 30 a 60 ml de leite a cada mamada, com um intervalo entre as mamadas de três a quatro horas.

"Normalmente, quando o seu bebé tem uma boa sessão de amamentação, logo a seguir parece "bêbedo de leite". Fica descontraído e a sua linguagem corporal mostra que está saciado," diz Cathy. "Não se esqueça que as fraldas também são um bom indicador de que está a receber leite suficiente.

Além disso, é importante ter uma alimentação balanceada e que inclua frutas, vegetais e cereais integrais.
...
De acordo com alguns estudos, a produção de leite materno parece ser estimulada pela ingestão de alguns alimentos como:

  • Alho;
  • Aveia;
  • Gengibre;
  • Feno-grego;
  • Alfafa;
  • Bebidas à base de cereais, como malte;
  • Spirulina.

Bebês que mamam fórmula devem tomar água? Sim, bebês que usam fórmula necessitam tomar água nos intervalos das mamadas, pequenas ofertas. A partir dos 3 meses de idade.

A esterilização da mamadeira deve ser feita sempre antes de usar pela primeira vez. Depois disso, deve-se fazer a higienização 1 vez ao dia até o primeiro ano de vida. Vale lembrar que sempre que a mamadeira cair no chão ou entrar em contato com superfícies sujas, ela também deve ser esterilizada.

Os motivos subjacentes à baixa produção de leite materno incluem condições de saúde que afetam a capacidade do bebé de mamar de forma eficaz, tais como a anquiloglossia, a fenda palatina ou problemas neurológicos, má absorção dos nutrientes e problemas metabólicos.

A maneira de o fazer é a seguinte: em primeiro lugar, dá-se o peito ao bebé durante uns 15 minutos aproximadamente por cada peito, e, quando tiver terminado, oferece-se o biberão ao bebé para que termine de se alimentar se ainda tiver fome (sobretudo durante a noite, quando o leite materno já é mais reduzido).

O ato de amamentar, emagrece a mãe? Em suma, de acordo com estudos realizados pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, comprovaram que o ato de amamentar emagrece porque a produção de leite no organismo ocasiona em uma grande quantidade de queima de calorias.

Dor para amamentar, privação de sono, cobranças, falta de apoio… Todos esses fatores juntos acabam por inibir a produção de ocitocina, hormônio responsável pela ejeção do leite, prejudicando a amamentação. Além disso o próprio estresse pode levar à diminuição da produção de leite.

Quando a mãe apresenta baixa produção de leite ou apresenta a falta dela, damos o nome de Hipogalactia. Essa condição pode ser causada por muitas situações, mas a mais comum delas é a dificuldade da pega, ou pega incorreta do peito, o que prejudica a extração de leite na mamada.

Existem diversas frutas boas para aumentar o leite materno que podem ser consumidas in natura ou em sucos. Manga, melancia, pêra e maçã são as frutas mais indicadas para melhorar a amamentação. Inclusive, as mães também podem beber sucos cítricos, feitos de laranja, por exemplo.

Não se deve dar água a bebês com menos de 6 meses. Bebês maiores podem precisar de água em certas situações, como no calor, por exemplo. Pergunte a(o) seu/sua médico(a) se tiver dúvidas. P: Devo colocar mais algum produto na mamadeira além de leite materno ou fórmula?

Existem muitos riscos para um bebê quando o mesmo não recebe o leite materno e passa a tomar fórmula que, apesar de mais segura que leites comuns, pode ser causa de infecções intestinais e alergias variadas (de intestino, pele, pulmão, nariz, etc.).

Alimentação com fórmula infantil. Com que frequência? Em média, aos seis meses o seu bebé será alimentado 3-4 vezes a cada 24 horas.

É importante ainda saber interpretar alguns sinais de fome do bebê, que podem ser muito sutis a princípio, mas uma observação atenta é capaz de identificar!
...
Sinais de fome do bebê:

  • Inquietação aparente;
  • Vira o rosto para os lados, abrindo a boca;
  • Suga as mãos;
  • Choro (é o último sinal);

Estimular X observar
Por outro lado, devemos ficar atentos pois o excesso de atividades também pode ser prejudicial, fazendo com que a criança fique cansada e estressada. Por tanto, é importante que a criança tenha tempo para tudo: brincar e descansar adequadamente”.