O que tem dentro da Torre de Pizza?

Perguntado por: ealbuquerque6 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Dentro dela existem 7 sinos, correspondentes a cada nota musical. Cada sino possui um peso, variando de 300 Kg (mais leve) a 3600 kg (mais pesado). Em 1990, a Torre foi fechada para visitação pública, sendo reaberta em 2001.

Visitar a Torre de Pisa é muito fácil: é um passeio que cabe numa manhã ou numa tarde para quem está hospedado em Florença. A visita externa à torre é gratuita — mas se quiser (e comprar o ingresso com antecedência), você pode inclusive entrar e subir na Torre.

Esta torre famosa começou a inclinar-se logo após o início da sua construção em 1173. A Torre de Pisa possui 55,86 metros de altura, um peso de aproximado de14. 700 toneladas e uma inclinação de quase 4 graus que representa 3,9m da vertical.

A prática consiste em colocar os líquidos um acima do outro sem que eles se misturem, formando uma “torre” na seguinte ordem: detergente, água, óleo, álcool e querosene, podendo utilizar os corantes misturados aos componentes para melhorar a visualização.

A inclinação da Torre de Pisa deve-se ao solo argiloso que existe no local onde ela foi construída. Ou seja, o terreno era muito frágil e instável para abrigar uma grande construção. Assim, ela foi afundando aos poucos e começou a apresentar tal inclinação em 1178 (cinco anos depois do início da construção).

25 euros

Preço: o ingresso para a Torre Inclinada de Pisa tem um custo inicial de aproximadamente 25 euros por pessoa. Horário: diariamente, das 9:00 às 18:00 horas.

A Torre de Pisa não cai porque o seu tipo de equilíbrio é estável. Com a inclinação, o seu centro de gravidade (região onde se concentra a maior parte do peso) ocupa uma posição mais alta na torre, o que gera um torque que impede a sua queda.

Burj Khalifa

Torre começou a ser erguida em 2004 em Dubai e demorou 5 anos para ser concluída. Com mais de 828 metros de altura e 163 andares, o Burj Khalifa é o prédio mais alto do mundo.

Construída entre os anos de 1173 e 1370 e contando com 55 metros de altura, essa obra tinha como função original abrigar o sino da catedral da cidade de Pisa. No entanto, a percepção de que seus primeiros andares ficaram tortos acabou estabelecendo uma fama que passa longe da função litúrgica do monumento.

A subida na torre não é fácil, pois são mais de 300 degraus e todos eles bastente inclinados, o que força ainda mais o físico das pessoas. A Torre de Pisa fica numa praça chamada Piazza dei Miracoli que tem outras atrações como a Catedral, o Batistério, o Camposanto e o Museu dos Rascunhos.

– Quantas horas ficar em Pisa? Depende do que você pretende visitar em Pisa. Se a ideia conhecer somente a Torre, o Batistério e a Catedral (que estão na Praça dos Milagres), acredito que meio-dia em Pisa é o suficiente.

No século XX, a torre passou a se inclinar cerca de 1,2 milímetro por ano. Quando essa pendência em relação ao eixo chegou a 4,5 metros, em 1990, ela foi fechada ao público, sob risco de desmoronar.

Tanto em italiano quanto em português, a pronúncia é como se lê, "Pisa". "Estive há pouco na Itália, todo o percurso fiz de carro, total de duas horas, todo o percurso tinha internet. Mas me marcou quando fui visitar a 'torre de pizza'.

Atualmente, a Torre Inclinada de Pisa tem 56,67 metros de altura em seu ponto mais alto e 55,86 metros de altura em seu ponto mais baixo.

Líquidos que não se misturam entre si, como água e óleo, são chamados imiscíveis. Dos líquidos usados nesse experimento, apenas o óleo vegetal é imiscível com a água.

A torre de líquidos é baseada na densidade dos líquidos, e o segredo, está em usar líquidos de densidades diferentes que não sejam solúveis entre si, isto é, que não se misturam.

ÁGUA, ÓLEO E DETERGENTE
quando adicionamos algumas gotas de detergente líquido, o detergente atrai a água e as moléculas de óleo, de modo que as três substâncias se misturam para formar uma emulsão, que é um tipo de mistura.

Quando o terceiro andar da Torre de Pisa foi concluído, percebeu-se que sua fundação havia sido mal feita, e que principalmente o solo arenoso não era adequado para receber tal construção. Tentativas de compensar o peso deram errado, e a Torre acabou inclinando-se para o sudoeste.

A confluência das placas tectônicas africana e euroasiática, sobre a qual o país está localizado, gerou quatro terremotos na região. Ao contrário da maioria dos edifícios, a Torre de Pisa segue de pé desde 9 de agosto de 1173. Isso mesmo com as causas naturais que, em tese, a derrubariam.