O que tem mais ferro feijão ou beterraba?

Perguntado por: nmeireles . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

Ao contrário do que muitos acreditam, a beterraba não é um alimento rico em ferro, por isso, a sua contribuição é pequena e ela não serve para combater a anemia.

Conheça as leguminosas mais ricas em ferro!
Feijões: rico em ferro, cálcio, magnésio, fibras, vitaminas do complexo B e proteínas. 2. Soja: fornece proteínas, fibras, vitamina K, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, zinco para o organismo.

Alimentos que impedem a absorção do ferro
Café e chá (taninos) Bebidas gaseificadas. Leite e derivados (cálcio) Ovos.

Muita gente não gosta, mas a Beterraba tem 2,7 miligramas de ferro para cada 100 gramas de seu consumo.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

O excesso de ferro no sangue pode acontecer devido à anemia prolongada, transfusão de sangue constantes, alcoolismo, talassemia, uso excessivo de suplemento de ferro ou hemocromatose, que é uma doença genética que leva ao aumento da absorção de ferro no intestino, que pode levar a mudanças no tom da pele.

A beterraba* possui ácido oxálico ou oxalato, um fator antinutricional, que reduz a biodisponibilidade de nutrientes, especialmente micronutrientes como o ferro (presente no feijão) e o cálcio.

Contudo, que fique bem claro: beterraba com feijão NÃO FAZ MAL. Podem ser consumidos juntos e cozidos juntos, mas não se iluda que este cozimento compartilhado irá te favorecer nutricionalmente, sobretudo a respeito dos níveis de ferro.

Um café da manhã rico em ferro ajuda a prevenir a anemia. Aposte em um omelete com folhas verde-escuras, como espinafre, rúcula, agrião! Esses são alimentos fontes de ferro e vitamina C. Se você gosta de frutas nesse horário, é uma ótima ideia complementar com as cítricas, como laranja e abacaxi, ricas em vitamina C.

Feijões têm mais ferro, com menos absorção. Carnes têm menos ferro com maior absorção. Assim, os feijões serão melhores fontes de ferro do que as carnes.

7 melhores alimentos para curar a anemia

  1. Carnes. ...
  2. Rins, fígado ou coração de galinha. ...
  3. Pão de cevada ou integral. ...
  4. Vegetais escuros. ...
  5. Beterraba. ...
  6. Feijão preto. ...
  7. Frutas com vitamina C.

Deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo ajuda a eliminar antinutrientes.

Valor de referência
A dosagem de ferro é feito por meio da análise do sangue coletado em laboratório e valor normal pode variar de acordo com o método de diagnóstico utilizado, sendo normalmente: Crianças: 40 a 120 µg/dL; Homens: 65 a 175 µg/dL; Mulheres: 50 170 µg/dL.

Nosso organismo não produz ferro, então você precisa absorvê-lo a partir da dieta - seja por meio do consumo de alimentos naturalmente ricos em ferro ou daqueles enriquecidos com o mineral, como pão de forma e cereais matinais.

Quais são os alimentos que diminuem a absorção de ferro?

  1. Leite. Por conter uma grande quantidade de cálcio em sua composição, o leite deve ser evitado na hora do almoço ou janta - momento geralmente propício para comer carnes, vegetais folhosos e leguminosas (as principais fontes de ferro). ...
  2. Iogurte. ...
  3. Queijo. ...
  4. Café