É verdade que a beterraba engrossa o sangue?

Perguntado por: emota . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Como assim, beterraba engrossa o sangue ou não? Bem, segundo a matéria os nitratos presentes neste vegetal ajudam no bombeamento de sangue nas veias. Isso porque, essa substância faz com que as paredes dos vasos sanguíneos relaxem.

O Suco de Beterraba é conhecido por ser uma ótima fonte de nutrientes que ajudam na desintoxicação e tem ação anti-inflamatória. Favorecendo a imunidade e o funcionando do sistema digestivo. Além disso, o suco possui antioxidantes que combatem radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele.

Contraindicação da beterraba
Também podem haver contraindicações específicas pelos nutrientes que a beterraba contém. Por exemplo, como é uma fonte de potássio, alguns pacientes renais crônicos que necessitam de uma dieta controlada em potássio, podem ter orientação reduzida de consumo do alimento.

Aprimora a circulação sanguínea e a pressão arterial. A beterraba é uma raiz vegetal rica em nitrato, que o corpo pode converter em óxido nítrico. O óxido nítrico ajuda a liberar naturalmente os vasos sanguíneos e a melhorar o fluxo sanguíneo para os tecidos e órgãos.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

Isso porque a beterraba contém Oxalato, uma substância que podem contribuir para a formação de pedras nos rins, tendo também ação anti-nutricional podendo interferir na absorção de alguns micronutrientes", destaca o nutrólogo Lucas Penchel.

Suco de beterraba pode reduzir a pressão arterial em torno de 7%, segundo um pequeno estudo publicado no periódico "Hypertension". Cientistas acreditam que o nitrato presente na beterraba amplia os vasos sanguíneos, ajudando o sangue a fluir mais facilmente.

Pessoas que têm cálculo renal, devem consumir esse suco com moderação, pois a beterraba contém oxalato, uma substância que pode contribuir para a formação de pedras nos rins.

A beterraba* possui ácido oxálico ou oxalato, um fator antinutricional, que reduz a biodisponibilidade de nutrientes, especialmente micronutrientes como o ferro (presente no feijão) e o cálcio.

"A beterraba é fonte riquíssima de ferro, então funciona muito bem para pessoas com anemias específicas da falta desse nutriente. O que também caracteriza a beterraba é ser muito antioxidante, que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce e ainda combate diversas doenças.

Apesar de conter açúcar em sua composição, a beterraba não é vilã dos diabéticos, pelo contrário. Possui vitaminas, minerais e fibras, que retardam a absorção do nutriente pelo organismo, beneficiando o controle glicêmico pós-refeição. A quantidade ideal deve ser individualizada.

O ideal, inclusive, é que você consuma peixes variados: salmão, atum, sardinha, cavalinha, truta e anchovas. O ácido graxo ômega 3, em especial, ajuda a "afinar" o sangue e a prevenir doenças cardiovasculares.

O limão não afina o sangue. Yasmin explica que não existe nenhuma comprovação ou mecanismo fisiológico que indique qualquer efeito anticoagulante do limão.

Você sabia que bebidas com muita cafeína também podem atrapalhar a absorção de ferro no organismo? Por conta disso, não é indicado consumir café, chá-mate, chá preto, chá-verde e outros antes ou após as refeições.

Anemia: Contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.”

Não é todo mundo que pode consumir a beterraba sem moderação devido a uma substância chamada oxalato que contribui para a piora no caso de pedras nos rins, ou seja, quem já apresenta problemas renais ou possui um histórico familiar de doenças renais, é ideal que evite ingerir esse legume.

Principalmente para pessoas propensas a desenvolver ou tem pedras nos rins e em pessoas que sofrem de síndrome do intestino irritável. Pois contem: Oxalato, que podem contribuir para a formação de pedras nos rins, tendo também ação anti-nutricional podendo interferir na absorção de alguns micronutrientes.

Juntas, elas acumulam diversos nutrientes e vitaminas A, C, K, B8, complexo B, ácido pantatênico, ácido fólico, potássio, fósforo, zinco, ferro, cobre e manganês. Por essa razão, segundo nutricionistas, comer ou tomar o suco desta dupla ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Frutas vermelhas
Frutas como o morango, a amora, o mirtilo e a framboesa têm sua cor característica devido a um pigmento chamado antocianina. Essa substância tem função antioxidante e ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom, o que favorece a circulação e o controle da pressão arterial.