O que temos em casa que se parece com um cubo?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 19 votos

Dentro inúmeros objetos que lembram um cubo, podemos listar: uma televisão, dado, pedra de gelo, caixas de madeira, monitor de computadores antigos, caixa de computador, caixa de celular, caixas de papelão, caixa de água, tomadas, hacks de instalação de computadores, puff de formado quadrado, caixa para protetor ...

O cubo ou hexaedro é uma figura da geometria espacial, caracterizado como um poliedro regular – pois suas faces formam polígonos regulares e congruentes. Essa figura é formada por seis faces, doze arestas e oito vértices.

Em resumo para se ter formato de cubo, é necessário que a caixa tenha todas as faces iguais, todos os ângulos retos (90°), todas arestas iguais.

Os sólidos mais primitivas da geometria espacial e também com muitos usos e utilidade no nosso cotidiano são o cubo e o paralelepípedo. O cubo é o sólido de 6 faces, todas no formato de quadrado enquanto o paralelepípedo também possui 6 faces, mas podem ser retangulares.

Eles podem dizer em relação as suas faces e nos tamanhos diferentes que aparecem na atividade; que no cubo só possuem quadrados mas que no paralelelepípedo tem formas retangulares e formas de quadrado, ou somente retangulares, entre outras coisas. O importante é a escrita nas aulas de matemática.

"O cubo simboliza o caráter sólido, a estabilidade, sabedoria, verdade e perfeição." Além disso, todo o simbolismo associado a essa forma, que traduz tão bem no que a gente acredita e como trabalhamos. O cubo simboliza o caráter sólido, a estabilidade, sabedoria, verdade e perfeição.

Seu formato remete a vários objetos do cotidiano, por exemplo: a casquinha do sorvete, o chapéu de aniversário e o sinalizador de trânsito.

O cubo é uma figura que faz parte da geometria espacial. É caracterizado como um poliedro (hexaedro) regular ou ainda, um paralelepípedo retângulo com todas as faces e arestas congruentes e perpendiculares (a = b = c).

Resposta verificada por especialistas
A semelhança entre um cubo e outros blocos retangulares é: mesmo número de rostos. mesmo número de vértices e bordas.

Explicação passo-a-passo:
Um cubo tem 6 lados quadrados iguais. 6 faces, 12 arestas e 8 vértices. Uma pirâmide tem uma base quadrada, e 4 faces triangulares. ... Ou seja um cubo tem todos os lados quadrados e iguais, já a pirâmide tem apenas a base quadrada.

Sólidos geométricos são os objetos tridimensionais definidos no espaço. Alguns exemplos de sólidos geométricos são: cubos, pirâmides, prismas, cilindros e esferas. O conjunto de todos os sólidos geométricos costuma ser dividido em três grandes grupos: poliedros, corpos redondos e outros.

No cotidiano podemos observar vários objetos com o formato cilíndrico, a exemplo da latinha de refrigerante, da vela de parafina, da lata de conservados, entre outros. Todas essas figuram possuem superfícies curvas, característica principal dos corpos redondos.

Caixas, embalagens e outros objetos possuem formato de paralelepípedo. Vários objetos no nosso cotidiano possuem formato de paralelepípedo. O paralelepípedo é um sólido geométrico presente no nosso dia a dia em vários objetos, como caixas, embalagens de remédio, tijolos, entre outros.

Portanto, objetos que se assemelham a um paralelepípedo são um apagador, uma caixa de papelão, um celular e uma borracha. Um tijolo, uma caixa de chocolate, um livro, um tanque de água e um bloco de concreto.

A semelhança entre o cubo e o cilindro é que ambos são figuras espaciais e que o cubo pode formar um cilindro ao ser rotacionado, já o cilindro não pode formar um cubo e possui menos lado que ele.

Resposta. Os dois são sólidos, que tem 6 faces, 8 vértices e 12 arestas.

O cubo também é um caso de prisma, pois ele possui todas as faces quadradas congruentes. O prisma possui todas as faces formadas por polígonos, portanto, ele é um caso particular de poliedro.

As figuras geométricas podem ser planas ou espaciais dependendo da quantidade de dimensões necessárias para a sua construção. Por exemplo, um plano é necessário e suficiente para a construção de um quadrado. Por outro lado, é impossível construir um cubo sobre o plano, uma vez que o cubo possui três dimensões.

Quando o expoente é igual a 2 ou 3 chamamos de quadrado ou cubo, essa denominação veio do cálculo da área de um quadrado que é o produto de dois fatores iguais (lados iguais) e do volume do cubo que é o produto de três fatores iguais (comprimento, largura e altura).