O que tocava nas rádios em 1983?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

1983: Há 35 anos, quais eram as músicas mais tocadas no Brasil?

  • 1ª) Menina Veneno – Ritchie. ...
  • 2ª) Billie Jean – Michael Jackson. ...
  • 3ª) Coração de Estudante – Milton Nascimento. ...
  • 4ª) Como Uma Onda (Zen Surfismo) – Lulu Santos. ...
  • 5ª) Brincar de Viver – Maria Bethânia. ...
  • 6º) Guerreiro Menino (Um Homem Também Chora) – Fagner.

Nesse período, o rádio caracterizou-se pela produção de programas simples: musicais ou informativos. Na década de 1930, essa situação começou a ser alterada.

Ele escrevia, desde jovem, poemas críticos sobre o comportamento social condicionado e apresentava um pensamento libertário das amarras sociais, com o tempo essas sátiras ficaram conhecidas em suas músicas, e foram uma das linhas condutoras de sua obra.

Raulzito e os Panteras (1968), o debute de Raul Seixas.

2 de abril: Após um coma de 28 dias, morre, no Rio de Janeiro, a cantora Clara Nunes, uma das mais famosas do Brasil na época. 28 de agosto: A criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) é aprovada pelo 1° Congresso Nacional da Classe Trabalhadora, realizado em São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo.

No início de novembro de 1983, um exercício militar de rotina quase deu início a um confronto nuclear entre a União Soviética e os Estados Unidos. No início de novembro de 1983, o mundo estava à beira de um confronto nuclear que, aparentemente, foi evitado por pura sorte.

89,1 FM

A Rádio Rock - 89,1 FM - SP - A principal Rádio Rock do Brasil.

Essa combinação de letras e números chama-se, no jargão técnico, indicativo de chamada. Ele informa a localização geográfica da estação, mostra se a transmissão é por AM, FM ou rádio-amador e ainda pode diferenciar estações com nomes iguais.

Além do rock, o MPB e bossa nova também foram muito marcantes naquela época. Foi na década de 80 que surgiram bandas, artistas e músicas que são super conhecidas e tocadas até hoje em todas as rádios, streaming, festa de casamento, formatura e aniversário, já que elas são atemporais.

No Brasil, o rádio atingiu seu apogeu em 1930, como principal veículo de comunicação em massa, na mesma época em que o país era governado por Getúlio Vargas. Nesse período, iniciou-se a chamada “Era de Ouro do Rádio”, quando ele se popularizou e tornou-se um meio de entretenimento.

A primeira transmissão ocorreu durante a Exposição do Centenário da Independência, quando empresários norte-americanos instalaram uma estação no Corcovado. Na ocasião, os ouvintes acompanharam a ópera "O Guarani", de Carlos Gomes o pronunciamento do então presidente Epitácio Pessoa.

Grande nome do gênero, o Shazam é o principal aplicativo disponível hoje para quem quer descobrir qual música está tocando colocando o celular para “ouvi-la”. Não importa se a música está tocando na balada, na rádio ou na TV: ligue o Shazam e aguarde uns instantes para identificar a canção.

Rádio Sociedade do Rio de Janeiro

A primeira emissora brasileira foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923 pelo antropólogo e educador Edgard Roquette-Pinto – que também viabilizou a primeira transmissão, em 1922, e é considerado o pai da radiodifusão no Brasil.

Com duas bolas de cobre separadas, ele conseguiu criar faíscas que atravessavam o ar, originando o princípio utilizado pelo meio de comunicação. A primeira companhia de rádio foi fundada em Londres, pelo cientista italiano Guglielmo Marconi, em 1896, com a emissão e recepção de sinais sem fio.

O rádio era feito completamente ao vivo. Os programas radiofônicos das décadas de 1940 e 1950 eram mais elaborados que os contemporâneos, envolviam um grande número de profissionais em sua execução. O rádio tinha em sua programação humor, informação, música, dramatização e esporte.

Além de música e notícias, eventos esportivos, radioteatro e radionovelas, programas sobre saúde e política disputavam a audiência.

Dessa época são nomes como Mário Lago, Cauby Peixoto, Emilinha Borba, Paulo Gracindo, Janete Clair e muitos outros, que eram retratados na Revista do Rádio, de Anselmo Domingos.

Patience, do Guns N'Roses, é a música mais tocada do mundo, desbancando vários estilos, incluindo o sertanejo representado por Leandro e Leonardo, entre outros.

Roberto Carlos - Como vai você?

Nos anos 2000, as músicas internacionais dominavam as rádios com o R&B de Beyonce, Fergie, Akon, Rihanna, o pop de Black Eyed Peas, Outkast e o Rock de Linkin Park, The Calling e Green Day.