O que torna um diploma válido?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Código para do Twitter. Atualmente, para ter validade nacional, o diploma de graduação tem que ser revalidado por universidade brasileira pública, regularmente credenciada e mantida pelo Poder Público, que tenha curso reconhecido do mesmo nível e área ou equivalente.

Por isso, uma maneira de verificar a validade do certificado é usando as chaves públicas e privadas. As chaves são os números que criptografam e descriptografam o certificado. Se as chaves forem válidas, então, o certificado é considerado válido.

Você pode entrar diretamente nos sites de cada faculdade e buscar a informação do reconhecimento, mas a fonte mais confiável para obter essa informação é através do site do e-MEC. Para isso, basta clicar aqui e acessar o sistema e-MEC, que é o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Ensino Superior.

A principal vantagem do diploma é o direito de ingressar em um curso de pós-graduação ou mestrado. Já o certificado é um documento concedido que atesta que seu titular participou de algum evento, como conferência, congresso, simpósio, ciclo de estudos, palestras, entre outros.

O processo de validação custa de R$ 500 a R$ 3 mil. E você continua sendo o responsável por encontrar uma instituição no Brasil que tenha um curso minimamente parecido como que você fez no exterior.

A forma mais segura é entrar no site do e-MEC e realizar uma consulta pública gratuita. Além de simples e rápida, a consulta ao e-MEC é a forma mais segura de obter informações verdadeiras.

Instituições privadas de Educação Superior precisam registrar seus diplomas de graduação e pós-graduação junto a Instituições Federais de Ensino Superior para que estes tenham validade.

As universidades, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e os Centros Federais de Educação Tecnológica registrarão os diplomas por eles próprios expedidos e poderão registrar diplomas conferidos por IES não universitárias.

Quais são os cursos reconhecidos pelo MEC?

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Universidade de Franca (UNIFRAN)

A grande maioria das ofertas encontradas na internet, embora pareçam verídicas, são falsas. É um golpe para conseguir o dinheiro, e não entregar nada, ou entregar algo totalmente falso.

Pois depende do SISTEC a universidade já enviou toda a documentação necessária. Se houver qualquer outra dúvida, estaremos prontos para te ajudar por meio das nossas centrais de atendimento e mídias digitais.

Quem pode emitir o diploma? O diplomapode ser emitido por Instituições de Ensino Superior (IES) nas quais o curso, ao qual o diploma faz referência, seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Tipo de diploma
É importante frisar que os cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos conferem diplomas de nível superior. Para que o diploma seja aceito no mercado, tanto a faculdade quanto o curso precisam ser reconhecidos pelo MEC.

A equivalência é um procedimento que faz uma comparação entre a formação no Brasil e Canadá e permite, ao governo e outras instituições, identificar se os cursos são correspondentes.

A Revalidação de Diplomas será aplicada para tramitação de processos dos cursos de Graduação estrangeiros, enquanto o reconhecimento de diplomas estrangeiros de aplicará aos diplomas de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), expedidos por universidades estrangeiras.

O diploma brasileiro pode ser aceito em qualquer país, desde que atenda às leis, regras e especificações do país em questão. Ou seja, é necessário fazer pesquisas rápidas sobre a legislação do seu destino. Porém, se o país fizer parte da Convenção de Haia basta apenas seguir as instruções explicadas acima.