Qual é a diferença entre diploma e certificado?

Perguntado por: sdrumond . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

A principal vantagem do diploma é o direito de ingressar em um curso de pós-graduação ou mestrado. Já o certificado é um documento concedido que atesta que seu titular participou de algum evento, como conferência, congresso, simpósio, ciclo de estudos, palestras, entre outros.

O certificado de conclusão do ensino médio é um documento que comprova a finalização da educação básica brasileira. Após cursar os três anos do ensino médio, o estudante recebe o seu histórico e uma declaração que cumpriu as suas obrigações e está apto para dar início a uma nova etapa: o ensino superior.

O certificado de conclusão de curso, por sua vez, é válido como documento comprobatório final para os cursos de pós-graduação lato sensu, substituindo o diploma.

O certificado de curso é considerado um documento que atesta a participação de alunos em cursos livres, eventos, palestras, workshops, congressos, atividades complementares dos cursos de graduação, e outras atividades.

Esse documento tem como papel reconhecer que seu aprendizado foi adquirido e que você está apto a exercer tal função ou utilizar tal ferramenta. O certificado é uma garantia de que a pessoa possui um conhecimento mais aprofundado sobre determinado assunto.

Os certificados digitais são considerados o RG do mundo digital e só podem ser acessados por pessoas autorizadas. Todas as informações são criptografadas, o que garante a integridade e a autenticidade das transações realizadas.

A forma mais segura é entrar no site do e-MEC e realizar uma consulta pública gratuita. Além de simples e rápida, a consulta ao e-MEC é a forma mais segura de obter informações verdadeiras.

Você pode comprar diploma superior reconhecido pelo MEC e publicado no Diário Oficial da União. O diploma é confeccionado e homologado dentro da secretaria da instituição, em seguida assinado pelo respectivo reitor e após as devidas publicações enviado ao cliente através dos Correios.

Cada certificado digital tem uma numeração única. Por isso, uma maneira de verificar a validade do certificado é usando as chaves públicas e privadas. As chaves são os números que criptografam e descriptografam o certificado. Se as chaves forem válidas, então, o certificado é considerado válido.

O Artigo 6º da Lei 9.870/99 proíbe expressamente a retenção de documentos escolares por motivo de inadimplência. A instituição não pode reter o diploma como forma de pressionar o aluno inadimplente a quitar seus débitos, devendo para tanto utilizar-se dos meios legais existentes à sua disposição.

Isso pode ocorrer por diversos fatores. Contudo, o principal motivo é pela demora da universidade em emitir o documento ou, ainda, caso a pessoa não tenha se formado no ato da nomeação.

Veja só alguns itens que são imprescindíveis para um certificado de sucesso:

  1. Nome completo do concluinte do curso;
  2. Nome do curso;
  3. Instituição de ensino que ministrou o curso (nome e logo);
  4. Carga horária do curso;
  5. Assinatura da instituição gestora;
  6. Local, data e, se relevante, validade da certificação.

Por padrão o certificado já conta com uma série de informações que normalmente são necessárias, como nome do aluno, nome do curso, CNPJ da empresa, assinatura do diretor, conteúdo programático do curso, selo holográfico, entre outras (veja um modelo do certificado).

Carga horária; Cidade onde se situa a empresa ou quem assina o certificado; Data de emissão do certificado; Assinatura do responsável pela instituição/curso.