O que trabalhar em traços sons cores e formas?

Perguntado por: ucunha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

A proposta do Campo de experiências “Traços, sons, cores e formas” valoriza a produção artística, promovendo a criação de repertório, o desenvolvimento da sensibilidade, da escuta e da experimentação com o corpo e com diversos materiais.

Traços, sons, cores e formas (EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

Como utilizar as cores na educação infantil?

  1. Brincadeiras com cores. Brincar e aprender são duas palavras que têm tudo a ver! ...
  2. Leitura. Outra boa dica para incluir as cores na educação infantil é investir na leitura. ...
  3. Desenhos. ...
  4. Brincadeiras de colorir. ...
  5. Músicas. ...
  6. Mistura de cores. ...
  7. Associação entre cores e conceitos.

OBJETIVOS: - Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. - Reconhecer e nomear a inicial do nome. -Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Melhora da coordenação motora
Colorir é a atividade com cores na educação infantil mais comum, que, além disso, contribui diretamente para a coordenação motora da criança, que vai aprendendo a manipular os objetos.

Traços, sons, cores e formas
Neste campo de experiência, as crianças deverão ter contato com manifestações artísticas, culturais e científicas, a fim de dar início ao desenvolvimento do conhecimento sobre cultura e também ao processo de produção cultural autônoma, criando suas próprias artes.

Tipo de atividades que podem ser realizadas em cada campo de experiência

  • pintar e misturar cores;
  • explorar diferentes texturas e pesos;
  • participar de jogos musicais;
  • identificar sons da natureza;
  • cantar;
  • brincar com massinha através de modelagem;
  • contar histórias;
  • fazer dobraduras.

A habilidade EF09CI04 consiste em: Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.

Terceiro campo da BNCC instiga o uso de expressões artísticas para trabalhar olhar, coordenação motora e percepção dos pequenos.

Reconhecer as múltiplas linguagens corporais e suas possibilidades de interação com a natureza e a cultura, valorizando a fala, a brincadeira e a exploração de sons e movimentos produzidos com o próprio corpo, com elementos da natureza e com objetos do cotidiano.

A habilidade EI02CG02 consiste em: Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

Atividades que separam objetos por cor, como em uma gincana, podem ser bem divertidas. Coloque caixas ou cestas para cada cor e peça para que a criança os separe. Podem ser brinquedos, blocos de montar e até lápis de cor.

Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Corpo, gestos e movimentos.

Para essa atividade de traçado de linha, estenda o papel pardo sobre a mesa e fixe-o com fita crepe. A seguir, com uma canetinha preta, faça traçados de diferentes formas e em distintas direções. Coloque os potes com as peças soltas e deixe a criança traçar as linhas como desejar.

CONTEÚDO: COORDENAÇÃO MOTORA FINA ÓCULO-MANUAL E ÓCULO-PEDAL. CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS. SABERES E CONHECIMENTOS: RECURSOS TECNOLÓGICOS E MIDIÁTICOS.

(EI02EO02) Reconhecer sua imagem corporal no espelho ou através de fotos. Para realizar essa brincadeira será necessário apenas um espelho. Incentive a criança a se olhar no espelho e faça uso das expressões: triste, alegre, com raiva, bravo entre outras para que ela copie olhando no espelho seu reflexo.

O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções.

Faça seu filho ou aluno explorar texturas
Diferentes texturas estimulam a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. Por isso, use e abuse de diversos materiais, como: argila, massinha de modelar, papel, TNT ou qualquer outro objetivo que possa ser utilizado para expressar a arte.

Como fazer um plano de aula sobre as cores? [Passo a Passo]
De pé e sentado: Distribua várias folhas coloridas, uma cor por aluno. Diga aos seus alunos para se sentarem. Nomeie uma cor (como “vermelho”) e os alunos com essa cor devem rapidamente se levantar, pular e sentar. Comece devagar e fique cada vez mais rápido.

Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.