Qual o objetivo de trabalhar traços sons cores e formas?

Perguntado por: ubeiramar . Última atualização: 19 de maio de 2023
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A proposta do Campo de experiências “Traços, sons, cores e formas” valoriza a produção artística, promovendo a criação de repertório, o desenvolvimento da sensibilidade, da escuta e da experimentação com o corpo e com diversos materiais.

Por meio de traços, pontos e formas, tanto bidimensionais como tridimensionais, as crianças podem expressar suas ideias, sentidos e sentimentos em uma linguagem que as motiva e as engaja para realizar suas explorações e descobertas sobre as coisas e o mundo à sua volta.

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS: EXPRESSAR-SE LIVREMENTE POR MEIO DE DESENHO, PINTURA E COLAGEM; RECONHECER AS QUALIDADES DO SOM UTILIZANDO-AS EM SUAS PRODUÇÕES SONORAS E AO OUVIR MÚSICAS E SONS; UTILIZAR SONS PRODUZIDOS POR MATERIAIS, OBJETOS E INSTRUMENTOS MUSICAIS DURANTE BRINCADEIRAS.

OBJETIVOS: - Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. - Reconhecer e nomear a inicial do nome. -Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.

A habilidade EF09CI04 consiste em: Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possui dois principais objetivos: proporcionar uma educação de qualidade, desenvolvendo a autonomia e o protagonismo dos alunos, e padronizar o ensino-aprendizagem, reduzindo, assim, as desigualdades educacionais na Educação Básica do Brasil.

Dessa maneira, atividades de teatro, dança e música são muito bem-vindas, principalmente para estimular a coordenação motora.

(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos. (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

A habilidade EI02CG02 consiste em: Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

Desenvolver o raciocínio lógico; Aumentar o vocabulário e as formas de compreensão da realidade visual. Trabalhar em equipe na construção e identificação de objetos coloridos; Desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração e interpretação.

A habilidade EI02TS02 consiste em: Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

O campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação” realça as experiências com a linguagem oral que ampliam as diversas formas sociais de comunicação presentes na cultura humana, como as conversas, cantigas, brincadeiras de roda, jogos cantados etc.

(EI02EO02) Reconhecer sua imagem corporal no espelho ou através de fotos. Para realizar essa brincadeira será necessário apenas um espelho. Incentive a criança a se olhar no espelho e faça uso das expressões: triste, alegre, com raiva, bravo entre outras para que ela copie olhando no espelho seu reflexo.

(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

É a capacidade de usar de forma precisa os pequenos músculos, localizados principalmente nas mãos e nos pés, para movimentos delicados e específicos. É ela que permite manusear objetos e realizar atividades como recortar, costurar, desenhar, pintar e, claro, escrever.

O objetivo de aprendizagem deve refletir, de forma objetiva e direta, o que se espera que os alunos sejam capazes de fazer ao final do evento. Não é possível iniciar um processo de ensino sem ter definido com clareza os objetivos de aprendizagem.

Explorar o direito de participação e a autonomia das crianças, evidenciar seus desejos por meio da expressão oral, do registro escrito e dos desenhos; e estimular a auto-organização, expressa no planejamento das ações cotidianas.