O que uma música precisa ter?

Perguntado por: maraujo . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Conhecemos então os Elementos da música que são: melodia, ritmo e harmonia. um aplicativo que o Canal Viagem pelo Mundo da Música vai nos mostrar.

Os elementos formais são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.

Atualmente a estrutura mais comum é: Verso / Refrão / Verso / Refrão / Ponte / Refrão. A estrutura ou forma é de extrema importância quando desejas escrever uma música. Existem várias formas de estruturar uma música.

Descrição: Nessa aula o aluno aprenderá a identificar os quatro elementos da música: ritmo, melodia, harmonia e timbre. Por meio de exemplos musicais esses conceitos serão aprendidos de forma fácil e lúdica.

Melodia, harmonia e ritmo são três palavras que, geralmente, se referem a música. Mas diversas vezes, conversando com pessoas leigas e apreciadoras de música, percebo que não há certeza sobre o que essas palavras significam, como se dão nos sons.

Dentre eles se acham: ritmo, melodia, harmonia, timbre, textura e forma.

Melodia, harmonia e ritmo: os pilares da música.

Costumamos dizer que a música é dividida em 3 partes: Harmonia, Melodia e Ritmo e o estudo dos Intervalos Musicais trata de duas dessas partes, a Harmonia e a Melodia. O Ritmo também trata da combinação de sons, mas foca em sua duração e nas infinitas possibilidades de combinações.

O som é produzido por vibrações transmitidas para o ar. Essas vibrações geram regiões de compressão e rarefação dos gases atmosféricos que se intercalam periodicamente, de acordo com a frequência da fonte que produz as vibrações.

O ritmo requer atenção e pode ser compreendido como um movimento coordenado, uma repetição de sons regulares ou irregulares, fortes ou fracos, longos ou breves, presentes na composição musical. Ou seja, um movimento regular, constante, simétrico.

A linguagem musical é diferenciada e traz o que só se encontra em música, como a harmonia ou a forma musical. Contudo também traz o que existe em uma linguagem qualquer, esta que nos expressamos em diferentes línguas ao redor do mundo. Seja ritmo, tempo, sonoridade, entoação.

Os compassos antes do refrão (pré refrão) pode ser uma fase onde começa a alterar as suas letras. É a altura de começar a dar uma opinião do que sente em relação ao que disse no verso 1.

O que é uma “ideia musical”? Trata-se de uma singularidade sonora que atrai a atenção do músico e o incita a estendê- -la. Para estender sua descoberta, ele a repete com variações. A ideia musical – que há um século era geralmente um tema ou um motivo – é, nos dias de hoje, geralmente uma sonoridade particular.

Estes elementos – ponto, linha, forma, cor, textura, tom, direção, escala, dimensão, movimento – são as bases, segundo Dondis (1997) para rabiscar, esboçar, desenhar, pintar, projetar, construir, esculpir ou gesti- cular, resultando numa imensa variedade de imagens.

A composição musical é o processo de criação de uma canção. Ela deve ser original e registrada no nome das pessoas que a compuseram, para que elas possam ter os direitos autorais sobre a mesma. Além disso, ela é feita para repetidas execuções, não muda e não é reproduzida apenas uma vez como as músicas de improviso.

Música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas).

Conhecemos então os Elementos da música que são: melodia, ritmo e harmonia.

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.

Continuar lendo É música ou música?