O que uma notícia não deve apresentar?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

A notícia, por outro lado, também é um gênero jornalístico, mas se foca somente em apresentar um fato específico ocorrido na realidade. Desse modo, a notícia é um texto curto e com uma abordagem fechada no relato, não apresentando pontos de vista nem reflexões críticas a respeito dos temas envolvidos.

Principais características da reportagem

  • Textos escritos em primeira e terceira pessoa;
  • Presença de títulos;
  • Foco em temas sociais, políticos, econômicos;
  • Linguagem simples, clara e dinâmica;
  • Discurso direto e indireto;
  • Objetividade e subjetividade;
  • Linguagem formal;
  • Textos assinados pelo autor.

A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo.

Por fim, o último parágrafo deve encerrar de preferência com alguma informação adicional ou indicação de leitura complementar que possa ajudar a obter mais dados sobre o assunto. Indicar outras matérias, fontes ou textos relacionados com a pauta ajudam a dar mais credibilidade à notícia.

Sua estrutura divide-se em: título, lide, informações secundárias e detalhes. A linguagem deve ser objetiva, acessível e impessoal, atendo-se a representar a realidade dos fatos, sem inserir julgamento pessoal.

Diferentemente da notícia, a reportagem não precisa tratar, necessariamente, de assuntos recentes. Enquanto a notícia trata de um caso específico, a reportagem fala de um tema mais amplo. Esse tipo de gênero apresenta informações mais aprofundadas sobre temas que despertam a atenção do público.

O corpo da notícia, é o desenvolvimento sobre o assunto, apresentando detalhes sobre o tema. Geralmente, é nesta parte da notícia que o autor contextualiza o assunto, respondendo às perguntas: “como?” e “porquê?”.

A reportagem apresenta elementos que não são encontrados na notícia, entre eles, levantamento de dados, entrevistas com testemunhas e/ou especialistas, análise detalhada dos fatos, recurso da polifonia (a voz do autor “convive” com outras vozes presentes no texto), o equilíbrio entre os discursos direto e indireto e a ...

A notícia é um dos gêneros textuais mais dinâmicos e lidos na atualidade. A notícia é um texto jornalístico cujo é objetivo é relatar, narrar e informar sobre acontecimentos recentes e cotidianos que ocorreram em determinada região (bairro, cidade, país etc.), com grande relevância e impacto para a sociedade.

É um gênero textual que consiste em expor, opinar ou interpretar fatos de maneira detalhada. Por ser um texto jornalístico, ela deve apresentar linguagem clara e objetiva; uso da norma-padrão; e prevalência da informação na composição dos textos.

As informações mais importantes da notícia geralmente aparecem no primeiro parágrafo, chamado “lide”. O lide deve responder a seis questões básicas: o quê , quem, quando, como, onde e por quê. Essa estrutura tradicional permite que logo no início o leitor saiba tudo o que a notícia traz como informação relevante.

Linguagem referencial: o foco deve ser mantido na notícia. Empatia com o leitor: a linguagem jornalística deve projetar no leitor os sentimentos daqueles que estão envolvidos na notícia. Linguagem narrativa: predominantemente há a ocorrência da narração, gênero associado aos verbos carregados de ação.

Sendo assim, a NOTÍCIA é um relato relativamente curto e objetivo, escrito em 3ª pessoa (em que o narrador é observador e conta os fatos). A linguagem usada é a FORMAL, com sua função referencial, denotativa.

O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.

Existem cinco tipos textuais: narrativo, descritivo, argumentativo, injuntivo e expositivo.

Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.

Em Jornalismo, um artigo é um texto eminentemente opinativo — mais que informativo — publicado (ou veiculado) em seção destacada do conteúdo noticioso. Os autores recorrentes de artigos são chamados de articulistas.