Como o garçom deve se apresentar para o cliente?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
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O garçom deve se colocar à disposição da clientela, sugerir os pratos do dia e fornecer quaisquer outras informações que sejam solicitadas. Esse conteúdo também pode te ajudar: Afinal, devo ou não cobrar couvert artístico no meu restaurante? O garçom tem papel fundamental no atendimento.

A forma adequada de manuseá-la é com a mão e dedos abertos, formando um imã, sempre com a mão esquerda, para que possa servir o cliente com a mão direita. O equilíbrio e o controle da peça devem ser feitos com os dedos mínimo e polegar. A bandeja deve ser transportada na altura do umbigo.

2) Fale o nome do seu cliente
Mas não abuse: Use o “Senhor” ou “Senhora” para as pessoas mais idosas e somente deixe de usar se o cliente lhe autorizar. Mesmo assim, nada de intimidade como “querida”, “nêga” ou qualquer outro sinal que denote uma intimidade que não existe.

Regras de postura: O garçom deve ficar com o corpo reto, elegante, mas sem ficar tenso; As mãos, se desocupadas, devem ficar atrás das costas; O garçom não deve se apoiar nos móveis, cadeiras ou bancos do restaurante ou bar.

Mostre-se disponível
Logo em seguida, apresente-se e pergunte seu nome. Se ele não se mostrar muito aberto, diga que você está à disposição se ele precisar de qualquer coisa. Lembre-se do nome, pois isso ajuda a estabelecer um diálogo de confiança. Dedique toda a sua atenção para o cliente na loja, mas sem sufocá-lo.

Nesta situação, como bom vendedor, o garçom precisa ser comunicativo e saber instigar o cliente. Além disso, é claro, precisa ter noções de etiqueta, de como arrumar adequadamente a mesa, de como colocar os pratos, copos e talheres na posição correta, saber o momento certo de servir as bebidas, etc..

O rabo de cavalo é um dos mais recomendados e fáceis de fazer . Esta é uma opção que lhe permitirá apanhar o seu cabelo por completo, evitando que o seu cabelo incomode o seu rosto ou toque em qualquer comida. No entanto, é preciso ter cuidado com as pontas soltas.

A bandeja é um movimento geralmente feito depois de bater bola no chão e fora do garrafão para conseguir mantê-la longe da marcação do seu adversário. Para executar o salto da bandeja, pegue a bola com as duas mãos na altura do quadril. Dessa forma você realiza a ação mantendo a bola protegida.

É realizado em duas passadas e a bola é largada próxima ao aro, durante a fase aérea da segunda. A primeira passada é curta e a segunda é o impulso para cima. A bola deve permanecer em uma das mãos, sendo que a outra a apoia levemente para conferir segurança ao movimento.

As melhores práticas para os garçons

  1. Atenção constante ao cliente;
  2. Respeito e discrição;
  3. Conhecer o produto que será servido profundamente, com detalhes;
  4. Manter o local organizado e limpo;
  5. Conferir e repetir o que o cliente está pedindo ao registrar;

Mostre empatia e gere rapport
Para tanto, é preciso escutar, de fato, o cliente, e descobrir qual o seu momento, expectativas e frustrações. Nesse sentido, é importante também ter empatia, mas não exagere! Caso contrário, poderá soar artificial.

Não ouvir o cliente
Deixar que ele fale, sem prestar atenção, interrompendo-o a todo momento e dizendo que ele não tem razão é a melhor forma de não atender um cliente. Ou seja: é a pior maneira de atendê-lo.

Limite de mesas por garçom: Cada garçom atende um número determinado de mesas de uma só vez, nunca ultrapassando esse limite.

O maître. Tendo como base uma visão geral da profissão, a Norma Brasileira para Maître (NIH – 07 de 2002) menciona que este é o responsável pelo planejamento e supervisão do serviço de atendimento ao cliente.