O que uma pessoa pode fazer com seu nome completo?

Perguntado por: vmesquita . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
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Com esse tipo de dados em mãos, pessoas mal-intencionadas podem gerar grandes prejuízos financeiros fazendo compras de produtos, solicitações de cartão de crédito, entradas em financiamentos, entre diversas outras ações em nome das vítimas – que nem sonham que podem estar levando um golpe.

Fotos da identidade, carteira de habilitação, passaporte e outros documentos nunca devem ser postados online. Com essas informações em mãos, criminosos podem aplicar golpes mais sofisticados que envolvem até a abertura de contas bancárias (para receber dinheiro de roubo) e solicitar empréstimos.

Crimes de falsidade ideológica e contratação de serviços
Caso você não possua histórico de crédito negativo ou pendências financeiras, a partir daí é possível abrir uma conta de telefonia, por exemplo, o que geraria um comprovante de residência falso, e assim dando abertura para mais oportunidades de golpes.

Não deixe seu celular, notebook ou computador ser acessado por pessoas estranhas. Encerre a sessão sempre que sair do e-mail, de redes sociais. E limpe o histórico de navegação sobre os sites visitados.

Com todas as suas informações pessoais mais a selfie com seu documento, os criminosos têm a possiblidade de abrir contas bancárias, solicitar cartão de crédito, fazem assinatura de telefonia celular (até compram aparelhos caríssimos), fazer crediário, pedir empréstimos, financiar carros e outros bens. Tudo em seu nome.

Para se prevenir, é preciso fazer um Boletim de Ocorrência (BO) e cadastrar um alerta gratuito na Serasa. Com esse alerta, as empresas que consultarem a Serasa serão avisadas sobre a situação. Elas vão poder solicitar mais dados ou outros documentos que comprove a identidade de quem está portando o documento.

Registre um Boletim de Ocorrência! O Boletim de Ocorrência (BO) é importante para você registrar que, de fato, não fez tais compras no cartão de crédito e que foi vítima, na verdade, de uma fraude. 2 — Entre em contato imediatamente com o Banco responsável pela emissão do cartão.

Para limpar o nome do cadastro, é preciso negociar ou aguardar prescrição da dívida. Estar com o “nome sujo” no Brasil é sinônimo de ser mau pagador. Significa ter tido o Cadastro de Pessoa Física (CPF) inscrito em um banco de dados de restrição ao crédito.

Parece sério, e é. Dados como CPF, data de nascimento, endereço, situação fiscal e até informações financeiras podem ser utilizados de formas diversas por pessoas mal intencionadas, seja para aplicar um golpe, pegar um empréstimo e sujar o nome da vítima na praça ou até filiar alguém a um partido político.

Não são considerados dados pessoais aqueles relativos a uma pessoa jurídica, como CNPJ, razão social, endereço comercial, entre outros.

A análise de dados é um procedimento que visa transformar números e informações em insights para a tomada de decisão. Apesar de ser usada em diferentes áreas, é no universo corporativo que a técnica ganha destaque.

O Registrato, sistema do Banco Central, permite monitorar as contas bancárias associadas ao CPF e conferir se existem movimentações desconhecidas que possam indicar fraude. Para fazer a consulta, é preciso validar o cadastro no aplicativo do banco do usuário.

Com esse tipo de dados em mãos, pessoas mal-intencionadas podem gerar grandes prejuízos financeiros fazendo compras de produtos, solicitações de cartão de crédito, entradas em financiamentos, entre diversas outras ações em nome das vítimas – que nem sonham que podem estar levando um golpe.

Posso utilizar o CNPJ de outra pessoa para fazer compras? Não se pode comprar coisas em nome de outrem, sem a sua devida autorização, isso constitui crime e é passível até de prisão, caso consiga a comprovação do ato. Quem vendeu também poderá ser responsabilizado.

Vá até a delegacia mais próxima e faça um B.O. (boletim de ocorrência); Em suspeita ou confirmação de uso indevido do documento, junte comprovantes para provar que não era você a usar o documento em determinada situação; Faça um alerta de documentos roubados, furtados ou perdidos. Acesse Alerta de Documentos Serasa.

  1. Acesse www.ssp.sp.gov.br/bo e selecione Delegacia Eletrônica.
  2. Selecione a ocorrência.
  3. Preencha os formulários.
  4. Cadastre um e-mail e receba o link e senha para imprimir o seu Boletim de Ocorrência.
  5. Acompanhe online o andamento da solicitação.

Tema atualizado em 20/10/2021.
A exposição de dados pessoais de consumidores na internet, sem autorização, constitui afronta aos direitos fundamentais, em especial à preservação da intimidade, além de falha na prestação do serviço de proteção de informações.