O que vai acontecer em 2050 a natureza?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

As temperaturas continuarão aumentando e, até 2050, a média global será um ou dois graus mais alta do que a atual, dependendo da quantidade de gases de efeito estufa emitida.

O cenário mais otimista prevê um aumento de temperatura entre 1,4°C e 3,8°C até 2100, caso o crescimento da população humana se estabilize, os recursos naturais sejam preservados e se reduzam as emissões de gases causadores do efeito estufa.

Até quando o mundo vai aguentar? Mundo tem até 2025 para reduzir as emissões de CO2 e impedir efeitos irreversíveis do aquecimento global, alerta relatório da ONU.

A previsão é que nós passemos de 3 bilhões para 8 bilhões de seres humanos conectados. Essas 5 bilhões de pessoas irão representar trilhões de dólares fluindo para a economia global. Estes novos potenciais consumidores não estarão conectados como fizemos há 20 anos, com um modem de baixa taxa de transmissão de dados.

No entanto, a previsão é de que a população mundial suba para cerca de 9 bilhões em 2050. Isso por conta de a maioria das pessoas nos países em desenvolvimento serem jovens. Elas ainda terão seus filhos e viverão mais tempo. O histograma da idade nos países em desenvolvimento se tornará mais parecido com o da Europa.

A sustentabilidade será tema dos próximos 100 anos. As casas serão adaptadas para criar eletricidade, gás e água limpa através da reciclagem com tanques de biodigestão de lixo. A energia solar também será mais explorada e a água da chuva passará a ser estocada.

Quase três séculos se passaram desde a Revolução Industrial, porém a questão ambiental começou a ser levantada somente no final da década de 1960 e início da de 1970.

Muitas espécies de animais estão se tornando extintas, os rios estão poluídos, os solos estão se tornando desérticos e salinificados (o que favorece a erosão) e o El Niño e Niña são ferozes: na primavera já não existem flores e no inverno não se faz frio e nem no verão existem andorinhas.

Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente.

Se os países cumprirem suas promessas mais recentes de reduzir as emissões até 2030, o planeta aquecerá em pelo menos 2,7ºC neste século, concluiu um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Isso supera o aumento de temperatura crucial acordado internacionalmente em 1,5ºC.

Estima-se que até 2030, dois terços da população mundial viverão na cidade. No entanto, embora as cidades “megamilionárias” sejam o ápice da urbanização, não são elas que mais crescem: os centros urbanos que registram maior crescimento são as pequenas e médias, com menos de um milhão de habitantes.

O mundo será amplamente reflorestado, com cidades verdes, inteligentes e mais descentradas. Ecovilas autossustentáveis e integradas serão lar para mais de 50% da população mundial, com o restante das pessoas vivendo em smart & cibercities integradas e sustentáveis.

A industria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-te com água potável em vez de salário. Os assaltos por um bidão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética.

Você já parou para pensar em como estará o Planeta Terra em 2090? De acordo com o filme oficial da Hora do Planeta 2016, o mundo estará celebrando uma conquista importantíssima: a temperatura global não terá aumentando mais do que 1,5 ºC.