O que veio antes fósforo ou isqueiro?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Mas foi apenas no ano de 1823 – repare que é antes da invenção do fósforo – que o químico alemão Johann Wolfgang Dobereiner levou os créditos por ter inventado o primeiro isqueiro, que ficou conhecido como “lâmpada de Dobereiner”.

Afinal, antes dos fósforos atuais serem criados, existiam os que poderíamos chamar de seus avós: os fósforos de fricção. Na cabeça desse tipo de fósforo, estavam concentradas todas as substâncias químicas necessárias para dar a origem ao fogo. Com isso, para acendê-los, bastava friccioná-los sobre uma superfície dura.

Um isqueiro BIC equivale 75 caixas de fósforos.

O fósforo foi descoberto em 1669 por Henning Brand, um mercador e alquimista de Hamburgo na Alemanha, que estava a procura da pedra filosofal e de ouro. A descoberta do fósforo foi realizada graças a sua tentativa de produzir ouro a partir da urina.

Esse problema seria resolvido somente em 1855 com o surgimento do “fósforo de segurança”, recoberto com um agente isolante para não pegar fogo à toa. No Brasil, o produto só passou a ser fabricado no início do século XX, pela Fiat Lux.

A origem da palavra "isqueiro"
A palavra isqueiro originariamente significa sacola para levar iscas. O nome passou às caixinhas de chifre, usadas no Nordeste brasileiro, para guardar mechas de algodão que se inflamavam com faíscas produzidas pela pancada de certas pedras.

Esqueiro: regionalismo de Portugal
Palavra relacionada: isqueiro.

igniter {subst.} lighter {subst.}

Olha, o fósforo queima porque na cabeça dele tem um tipo de combustível chamado de clorato de potássio. Ele ajuda o fogo a acender! Essa pontinha também vem com fosfato de amônio, pra evitar que saia muita fumaça.

Em 1827, o farmacêutico inglês John Walker descobriu que se colocasse, na ponta de um palito de madeira, sulfeto de antimônio, clorato de potássio, cola e amido, ele poderia ser aceso por atrito em qualquer superfície áspera.

Quando você raspa a cabeça do fósforo na caixa, isso cria fricção e emite calor. Essa energia converte o fósforo vermelho em fósforo branco, que é extremamente volátil e reage com o oxigênio do ar, causando a ignição. Todo esse calor também faz o clorato de potássio – presente na cabeça do fósforopegar fogo.

Desde 1973, ano de lançamento dos isqueiros BIC®, já foram produzidos e vendidos mais de 30 mil milhões de isqueiros; Todos os isqueiros são produzidos em fábricas próprias da BIC; Os consumidores podem escolher entre 24 formas diferentes de isqueiros.

Se estiver usando fósforos, lembre-se de que eles queimam rápido e, se a chama não apagar antes, acabarão queimando seus dedos — apague-o e acenda outro se precisar. Assopre o palito para apagar o fogo. Assim que terminar de acender o cigarro, assopre para apagá-lo ou chacoalhe a mão.

Um único isqueiro Bic deve acender cerca de três mil vezes.